fbpx

TJDFT estuda possibilidade de novo concu…

Dentre as 53.111 vagas previstas para concursos públicos no próximo ano, estão reservadas 111 oportunidades para provimento no TJDFT. As vagas foram mencionadas na Proposta de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA 2021). 

Folha Dirigida questionou o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios sobre a possibilidade de uma nova seleção, considerando a indicação no documento.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, há estudos em andamento sobre um novo concurso público para os cargos de analista judiciário e técnico judiciário.

“O entendimento da presidência do TJDFT repousa na necessidade de adequação da força de trabalho do tribunal, no sentido de conjugar o quantitativo de cargos das carreiras judiciárias, bem como as respectivas áreas de atuação e especialidades, às novas formas de execução das atividades e da prestação de serviços, impostas pelas sucessivas inovações legislativas e tecnológicas”, informou o departamento.

No entanto, até o momento não há confirmação se o TJDFT realizará essa seleção em 2021. Ainda de acordo com a Assessoria, está sendo considerada a escassez de recursos no órgão.

“É sabido que a realização de novos certames [concursos] envolve custo elevado. Dessa forma, o tribunal segue buscando o aproveitamento de candidatos aprovados em concursos de outros órgãos, em detrimento da realização de novo concurso público”, comunicou a Assessoria de Imprensa. 

+ PLOA 2021 prevê mais de 50 mil vagas em concursos públicos

Enquanto não realiza novo concurso, déficit no TJDFT aumenta
(Foto: Divulgação)

TJDFT tem mais de 566 cargos vagos para área de apoio e magistratura

Segundo informações disponíveis no Portal de Transparência do TJDFT, o órgão conta, atualmente, com 438 cargos vagos para área de apoio. Desse total, 224 são para analistas; 211, para técnico; e três para auxiliar.

Para magistratura, há 128 vagas em aberto. Dessas, 113 são para a função de juiz substituto e 15 para juiz de Direito.

O TJDFT não realiza concurso desde 2015. O prazo de validade da seleção era de um ano, prorrogável por igual período, e encerrou em 2017. Dessa forma, o tribunal não conta com concurso em validade e precisa realizar uma nova seleção para preenchimento das vacâncias.

+ Reforma Administrativa: sindicalistas prometem união contra mudanças

Botão com link para assinatura

Relembre como foi o último concurso TJDFT

O concurso TJDFT 2015 ofereceu 80 vagas, para técnicos e analistas. Os cargos exigiam os níveis médio e superior, respectivamente.

Para técnicos, foram oferecidas vagas na área Administrativa e nas especialidades de Enfermagem e Programação de Sistemas. Para analistas as oportunidades eram para a área Judiciária, sem especialidade e para Oficial de Justiça Avaliador Federal.

Ainda havia vagas para as especialidades de Odontologia (Dentística), Medicina (Psiquiatria, Pediatria, Neurologia, Ginecologia-Obstetrícia e Clínica Médica), Suporte em Tecnologia da Informação, Psicologia, Biblioteconomia e Análise de Sistemas.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe). Os concorrentes foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. 

A prova objetiva foi composta por 120 itens, distribuídas por disciplinas de Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (70). A prova de Conhecimentos Básicos contou com itens de:

  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Ética no Serviço Público; e 
  • Atualidades.

Os inscritos nas vagas de analista judiciário; nas especialidades de Análise de Sistemas e Suporte em Tecnologia da Informação; e técnico judiciário, na especialidade de Programação de Sistemas ainda responderam questões de Língua Inglesa.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!