fbpx

Tudo o Que Você Precisa Saber +43 Modelos Incríveis

Quando o assunto é reforma e decoração, o acabamento é um dos pontos mais importantes na tarefa de fazer com que a casa fique perfeita nos mínimos detalhes. No entanto, nem sempre isso é uma realidade, já que é comum esquecermos alguns detalhes que acabam passando despercebido aos nossos olhos, como por exemplo o que fazer com as quinas de escadas e paredes. Pensando nisso, o mercado da decoração elaborou um item que vem se mostrando cada vez mais necessário: a cantoneira.

1. A cantoneira é uma peça muito utilizada para dar um bom acabamento à decoração. Foto: Well Guard

Foto: Viva Decora

Responsável por dar aquele acabamento dos sonhos em diferentes casas, a cantoneira é um item muito interessante para quem busca uma decoração mais caprichosa e que dê conta dos mínimos detalhes. É por isso que no mercado é possível encontrar diferentes tipos de cantoneira, feitas a partir de uma série de materiais e para usos específicos, o que torna o trabalho de adequar os acabamentos muito mais simples.

Da famosa cantoneira de alumínio à recente cantoneira de madeira, a peça é realmente repleta de vantagens. E se você está em busca da que melhor combine com a decoração que você já possui ou pretende ter em casa, continue lendo e confira informações valiosas sobre o item, além de uma galeria imperdível com +43 modelos de acabamento que foram felizes em usar a cantoneira.

Cantoneira de alumínio

Modelo mais conhecido do mercado, a cantoneira de alumínio é muito utilizada em paredes e escadas, além de possuir um uso mais específico, que é o de servir como suporte para prateleiras e até mesmo arranjos de plantas que costumam ficar penduradas, como samambaias e avencas-gigantes. Por ser bem simples quanto ao design, a cantoneira de alumínio combina com diferentes tipos de decoração, mas se encaixam perfeitamente em projetos modernos, minimalistas e contemporâneos.

2. A cantoneira é muito utilizada em quinas de paredes. Foto: Pinterest

2. A cantoneira é muito utilizada em quinas de paredes. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

Um bom uso da cantoneira de alumínio está em escadas de madeira, pois a mistura de materiais dá ao ambiente um tom mais divertido, o que também pode ser ressaltado pelo contraste de cores que pode existir se os materiais estiverem ligados em suas formas mais cruas. A cantoneira de alumínio é também um item muito barato e fácil de ser encontrado, muitas vezes custando menos de R$ 1o, a depender do uso pretendido.

Cantoneira de ferro

A cantoneira de ferro possui um design mais cru, fazendo com que vá muito bem em decorações rústicas e industriais. Seu uso é muito comum como um reforço de móveis, já que possui uma resistência muito superior à de alumínio, por exemplo, mas também é possível encontrar a cantoeira de ferro que sirva como molde de acabamento para escadas e paredes. No entanto, por custar mais que outros modelos, essa peça é indicada apenas se sua resistência for realmente necessária.

3. Há quem também use a cantoneira no rodapé. Foto: Stair Rods

3. Há quem também use a cantoneira no rodapé. Foto: Stair Rods

Foto: Viva Decora

Justamente por conta dessa resistência toda, a cantoneira de ferro é muito utilizada na industria e possui aplicações muito vantajosas para quem quer evitar que móveis e outras peças que possam precisar desse item acabem cedendo com o tempo. É possível usar esse tipo de cantoneira, por exemplo, como um suporte para móveis de modo que fique aparente seu contorno e estrutura, pois assim você terá uma mobília que vai muito bem com decorações industriais.

Cantoneira de madeira

Muito presente em decorações clássicas e modernas, a cantoneira de madeira é uma peça excelente para quem busca um design bonito, e até mesmo luxuoso, sem perder funcionalidade. É muito comum vermos esse tipo de cantoneira sendo utilizada como suporte para plantas e itens mais naturais, já que o material utilizado diz muito a respeito a esse tipo adereço decorativo. Também é muito fácil encontrar cantoneira de madeira com uso em acabamentos de portas feitas no mesmo material, permitindo uma maior unicidade visual para o ambiente.

4. A cantoneira de madeira é muito utilizada nas laterais de pisos laminados. Foto: Lowes

4. A cantoneira de madeira é muito utilizada nas laterais de pisos laminados. Foto: Lowes

Foto: Viva Decora

Para quinas de paredes e escadas, a cantoneira de madeira é também um dos modelos mais utilizados, já que traz mais segurança e também um design que vai muito bem com paredes decoradas com quadrados e outros adereços. Além disso, para quem possui pisos laminados, essa é a cantoneira ideal, já que utiliza um material capaz de deixar o acabamento uniforme e equilibrado numa visão mais macro.

Cantoneira de PVC

Muito popular por conta do custo-benefício, a cantoneira de PVC também chama a atenção por ser muito fácil encontrá-la em diferentes cores, o que a torna ótima para muitos estilos de decoração e cômodos que costumam trabalhar com muitas tonalidades. Um outra vantagem da cantoneira de PVC é o fato de possuir uma lavagem muito simples, impedindo, assim, que você gaste dinheiro comprando e instalando novas cantoneiras quando apenas uma boa limpeza pode resolver o problema.

5. A cantoneira de PVC é muito interessante por ser fácil encontrá-la em diferentes cores. Foto: Brico Butikk

5. A cantoneira de PVC é muito interessante por ser fácil encontrá-la em diferentes cores. Foto: Brico Butikk

Foto: Viva Decora

A cantoneira de PVC é perfeita para quinas de escadas, já que seu material permite ranhuras que podem ocupar uma função antiderrapante, o que invalida o uso de tapetes para escadas e impede que acidentes sérios aconteçam, algo também muito válido para rampas e saídas de cômodos. Quartos infantis são ambientes que muitas vezes necessitam desse tipo de cantoneira, já que, além da segurança, as cores permitem que a decoração seja mais harmoniosa e combine com o propósito do cômodo.

Cantoneira de aço

Também muito resistente, a cantoneira de aço é muito utilizada em mãos francesas para luminárias coloniais e pequenas prateleiras, o que dá ao ambiente um estilo muito clássico e interessante para quem busca por uma decoração luxuosa. Além disso, esse é o tipo de cantoneira mais utilizada em móveis, sejam eles grandes ou pequenos, justamente por ser um item barato, resistente e, a depender do modelo, muito discreto.

6. A cantoneira de aço é um dos modelos mais resistentes. Foto: Wall Proctections Systems

6. A cantoneira de aço é um dos modelos mais resistentes. Foto: Wall Proctections Systems

Foto: Viva Decora

A cantoneira de aço é também muito utilizada nas grandes indústrias, o que a torna muito interessante para decorações que sigam o estilo industrial e rústico. Isso faz com que esse tipo de cantoneira também seja ótima para quem quer fazer um investimento a longo prazo, pois sua durabilidade é um dos principais atrativos e impede que muito dinheiro seja gasto com eventuais trocas. Portanto, se você busca por resistência, a cantoneira de aço é a melhor escolha.

Cantoneira para banheiro

Pensando em cômodos específicos, a cantoneira para banheiro é sem dúvidas o modelo mais comum, já que é uma preocupação de muitas pessoas o local onde os itens de higiene pessoal ficarão. Justamente por isso, é fácil encontrar uma série de modelos de cantoneira para banheiro, os quais existem para combinar com diferentes tipos de decoração e agradar os mais variados paladares.

7. A cantoneira de banheiro é muito funcional. Foto: Modern Couch

7. A cantoneira de banheiro é muito funcional. Foto: Modern Couch

Foto: Viva Decora

No entanto, acaba sendo muito mais comum encontrarmos cantoneira para banheiro feita em PVC, pois a versatilidade do material é o que permite uma grande variedade de estilos e cores. Mesmo assim, não é difícil encontrar cantoneiras para banheiro feitas com alumínio, o que é ótimo para quem busca um banheiro simples, mas demanda cuidados específicos sobretudo no que diz respeito ao risco de oxidação do material quando em contato com a umidade do cômodo.

Cantoneira para cozinha

No que diz respeito à cantoneira para cozinha, a madeira é o material mais utilizado, ainda que em diferentes formas, tamanhos e cores. Seu uso é muito bom para quem não quer ou não pode investir em um armário de canto, mas necessita de um item que ocupe esse espaço que costuma ser esquecido por conta do formato. É por isso que a cantoneira para cozinha é tão utilizada como suporte para temperos e outros itens de cozinha que não costumam ficar em armários fechados.

8. A cantoneira para cozinhas geralmente são feitas de madeira. Foma Livre

8. A cantoneira para cozinhas geralmente são feitas de madeira. Foma Livre

Foto: Viva Decora

Além disso, a cantoneira para cozinha é muito útil para quem deseja combinar móveis e itens de decoração, já que é comum encontrarmos armários que estão associados a moldes de cantoneira. Essa combinação não apenas otimiza o espaço do cômodo como também dá aos móveis um aspecto de mobília planejada, o que certamente remete ao luxo que muitos buscam para a sua cozinha moderna.

Cantoneira para parede

Usar a cantoneira para parede é um dos passos mais importantes para quem busca um bom acabamento na decoração. Sua aplicação não apenas evita que crianças e idosos acabem se ferindo em eventuais quedas e esbarrões, como também dá ao ambiente um aspecto mais uniforme, caprichado e até mesmo luxuoso, já que um bom cômodo é aquele que foi decorado pensando também nos mínimos detalhes.

9. A cantoneira para parede é mais do que necessária para a segurança de crianças e idosos. Foto: Elite Garage Floors

9. A cantoneira para parede é mais do que necessária para a segurança de crianças e idosos. Foto: Elite Garage Floors

Foto: Viva Decora

Para tal, opte sempre por cantoneira para parede que seja de um material que combine com a decoração. Se for um estilo mais moderno, a cantoneira para parede de madeira pode ser a melhor pedida, o que também vale para decorações clássicas e cantoneiras de aço carbono. Assim como diversos outros aspectos da decoração, o acabamento deve ser feito pensando-se no estilo e no propósito que você quer dar aos ambientes.

Cantoneira branca

Ainda que não seja um modelo propriamente dito, a cantoneira branca pede que suas informações sejam bem explicadas para que não haja problemas no momento do uso. Por ter uma cor muito clara e que, com exceção da feita de PVC, dificilmente é natural do material utilizado, a cantoneira branca precisa ser comprada pensando nos cuidados que devem ser tomados, já que, caso contrário, você terá um acabamento que pode estragar toda a decoração.

10. A cantoneira branca pode esconder sujeiras. Foto: Sumer Plásticos

10. A cantoneira branca pode esconder sujeiras. Foto: Sumer Plásticos

Foto: Viva Decora

Dito isso, sempre mantenha as cantoneiras brancas muito limpas e livres de poeira, pois as paredes ou prateleiras podem acabar machadas e, pior ainda, com a estrutura prejudica por conta do acúmulo de ácaros, que ganham mais resistência com a química da tinta utilizada. O mesmo vale para cantoneiras de outras cores, mas a branca é mais perigosa justamente por “esconder” sujeiras menores e que podem ser muito prejudiciais.

Gostou de conhecer tudo sobre cantoneira? Então confira nossa galeria de modelos incríveis:

11. A cantoneira de aço é ótima para reforçar móveis. Foto: Remobília

11. A cantoneira de aço é ótima para reforçar móveis. Foto: Remobília

Foto: Viva Decora

12. Algumas cantoneiras são criativas e possuem até mesmo gavetas. Foto: Finewoodworking

12. Algumas cantoneiras são criativas e possuem até mesmo gavetas. Foto: Finewoodworking

Foto: Viva Decora

13. Muitas cantoneiras possuem um design clássico. Foto: Bry Lane Home

13. Muitas cantoneiras possuem um design clássico. Foto: Bry Lane Home

Foto: Viva Decora

14. Todo piso laminado necessita de uma cantoneira. Foto: The Home Depot

14. Todo piso laminado necessita de uma cantoneira. Foto: The Home Depot

Foto: Viva Decora

15. A cantoneira é muito utilizada em quinas de escadas. Foto: All Things Thrifty

15. A cantoneira é muito utilizada em quinas de escadas. Foto: All Things Thrifty

Foto: Viva Decora

16. Cantoneira de mármore também é muito comum. Foto: Pinterest

16. Cantoneira de mármore também é muito comum. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

17. Alguns móveis usam cantoneira nas quinas. Foto: China Furniture & Arts

17. Alguns móveis usam cantoneira nas quinas. Foto: China Furniture & Arts

Foto: Viva Decora

18. A cantoneira pode deixar o ambiente mais classudo. Foto: Next Luxury

18. A cantoneira pode deixar o ambiente mais classudo. Foto: Next Luxury

Foto: Viva Decora

19. Muitos modelos de cantoneira são ótimos laterais de portões. Foto: Metals Cut 4U

19. Muitos modelos de cantoneira são ótimos laterais de portões. Foto: Metals Cut 4U

Foto: Viva Decora

20. Também é muito comum usar cantoneira em portas. Foto: Archiproducts

20. Também é muito comum usar cantoneira em portas. Foto: Archiproducts

Foto: Viva Decora

21. A cantoneira de banheiro pode suportar diferentes materiais. Foto: Mobly

21. A cantoneira de banheiro pode suportar diferentes materiais. Foto: Mobly

Foto: Viva Decora

22. Muitos modelos de cantoneira são estilizados. Foto: Victorian Wood Shop

22. Muitos modelos de cantoneira são estilizados. Foto: Victorian Wood Shop

Foto: Viva Decora

23. Os modelos de cantoneira mais clássicos podem ser muito interessantes para os rodapés. Foto: Stair Rods

23. Os modelos de cantoneira mais clássicos podem ser muito interessantes para os rodapés. Foto: Stair Rods

Foto: Viva Decora

24. A cantoneira é muito boa para quartos infantis. Foto: Lado Mix

24. A cantoneira é muito boa para quartos infantis. Foto: Lado Mix

Foto: Viva Decora

25. O suporte feito com a cantoneira é mais do que necessário para quem quer pendurar objetos decorativos. Foto: Pinterest

25. O suporte feito com a cantoneira é mais do que necessário para quem quer pendurar objetos decorativos. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

26. Os modelos de cantoneira coloridos são interessantes por combinarem com diversos tipos de decoração. Foto: Laços de Flor

26. Os modelos de cantoneira coloridos são interessantes por combinarem com diversos tipos de decoração. Foto: Laços de Flor

Foto: Viva Decora

27. A cantoneira de parede pode ser o detalhe que o cômodo precisava. Foto: Wall and Corner Guard

27. A cantoneira de parede pode ser o detalhe que o cômodo precisava. Foto: Wall and Corner Guard

Foto: Viva Decora

28. A cantoneira de metal é muito interessante para deixar o ambiente mais requintado. Foto: Leroy Merlin

28. A cantoneira de metal é muito interessante para deixar o ambiente mais requintado. Foto: Leroy Merlin

Foto: Viva Decora

29. Cantoneira de ferro pode ser o que faltava na decoração rústica. Foto: Loja Mascate

29. Cantoneira de ferro pode ser o que faltava na decoração rústica. Foto: Loja Mascate

Foto: Viva Decora

30. Nas escadas o interessante é utilizar uma cantoneira antiderrapante. Foto: Leroy Merlin

30. Nas escadas o interessante é utilizar uma cantoneira antiderrapante. Foto: Leroy Merlin

Foto: Viva Decora

31. A cantoneira é muito necessária para evitar acidentes sérios em escadas. Foto: Pinterest

31. A cantoneira é muito necessária para evitar acidentes sérios em escadas. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

32. A cantoneira também deixa a a escada mais bonita. Foto: True Local

32. A cantoneira também deixa a a escada mais bonita. Foto: True Local

Foto: Viva Decora

33. Em escadas de granito, a cantoneira é o detalhe que faz toda a diferença. Foto: Perfis LHD

33. Em escadas de granito, a cantoneira é o detalhe que faz toda a diferença. Foto: Perfis LHD

Foto: Viva Decora

34. É possível encontrar cantoneira de muitas cores e materiais. Foto: English Taobao

34. É possível encontrar cantoneira de muitas cores e materiais. Foto: English Taobao

Foto: Viva Decora

35. A cantoneira de aço carbono geralmente possui um design clássico. Foto: Mercado Livre

35. A cantoneira de aço carbono geralmente possui um design clássico. Foto: Mercado Livre

Foto: Viva Decora

36. A cantoneira de madeira pode ser encontrada em diferentes formatos. Foto: Americanas

36. A cantoneira de madeira pode ser encontrada em diferentes formatos. Foto: Americanas

Foto: Viva Decora

37. Muitos modelos de cantoneira de madeira possuem usos específicos. Foto: Pinterest

37. Muitos modelos de cantoneira de madeira possuem usos específicos. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

38. Existem muitos modelos de cantoneira simples no mercado. Foto: Pinterest

38. Existem muitos modelos de cantoneira simples no mercado. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

39. A cantoneira pode compor a decoração de muitas formas. Foto: Pinterest

39. A cantoneira pode compor a decoração de muitas formas. Foto: Pinterest

Foto: Viva Decora

40. A cantoneira de madeira estilo mão francesa é muito interessante para prateleiras. Foto: Tadah

40. A cantoneira de madeira estilo mão francesa é muito interessante para prateleiras. Foto: Tadah

Foto: Viva Decora

41. Muitos modelos de cantoneira são interessantes se ficarem à mostra nos móveis. Foto: Vila do Artesão

41. Muitos modelos de cantoneira são interessantes se ficarem à mostra nos móveis. Foto: Vila do Artesão

Foto: Viva Decora

42. O conceito de cantoneira pode ser expandido em algumas decorações. Foto: Architecture Art Designs

42. O conceito de cantoneira pode ser expandido em algumas decorações. Foto: Architecture Art Designs

Foto: Viva Decora

43. A cantoneira para prateleiras pode ter diferentes formatos. Foto: Etsy

43. A cantoneira para prateleiras pode ter diferentes formatos. Foto: Etsy

Foto: Viva Decora

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!