tudo o que você precisa saber — Dicas decorativas

Um telhado verde é uma cobertura com um sistema embutido que permite que a vegetação cresça sobre ele. Eles podem ser de diferentes tipos e, de acordo com o formato, as plantas serão do tipo modular ou com camadas de drenagem. Apesar disso, todos têm certas características comuns que analisaremos a seguir.

Tipos de telhado verde

De um modo geral, é possível falar de dois tipos de telhado verde: o extensivo e o intensivo. A quantidade de vegetação utilizada é o que diferencia cada tipo de cobertura. Isto tem um impacto na espessura do substrato, no tamanho da vegetação e na densidade apresentada.

O telhado verde extensivo tem a capacidade para conter até 122 kg por metro quadrado e um telhado verde intensivo suporta até 732 kg por metro quadrado. Eles também diferem na quantidade de esforço necessário para a manutenção de cada um deles.

Os cuidados com o telhado verde

Manutenção

Este tipo de telhado intensivo requer muito trabalho de manutenção e um certo rigor. É necessário um maior envolvimento para o manejo dos diferentes tipos de plantas separadamente, bem como com o seu cuidado. É como se fosse um jardim comum, mas localizado na cobertura.

Quando se trata de um telhado verde extensivo, a operação é um pouco diferente. Neste caso, permite-se que a vegetação cresça naturalmente e não há muita intervenção neste sentido.

Esse tipo de cobertura é autossuficiente, como as florestas. A intervenção é anual, para fertilizar e retirar as ervas daninhas.

A cobertura verde na decoração

A cobertura verde na decoração

Se um telhado verde intensivo for instalado, existe a possibilidade de escolher o tipo de vegetação de acordo com a estética ou o estilo decorativo desejado. Quando se trata de um telhado extensivo, ele é projetado apenas para o autocuidado, portanto, não haverá uma estratégia visual a esse respeito. Assim, se você quiser decorar com ele, a primeira opção será a mais aconselhável.

Os dois tipos de telhado verde precisam de um sistema de camadas que sirva de referência para o pessoal encarregado da sua manutenção. Este sistema se baseia no uso de diferentes solos e tipos de materiais que permitem a retenção dos nutrientes ao mesmo tempo que os resíduos são eliminados.

Graças a este sistema de camadas e solos, é produzido um perfil de solo que favorece o processo de drenagem. Ele é formado permitindo que os líquidos se infiltrem com segurança e, ao mesmo tempo, nutram as plantas. O telhado verde sempre atende a esta operação.

O telhado integral

O telhado integral

Há também uma nova variação de telhado verde que é conhecida como telhado integral. Este é um formato recente que suporta uma quantidade e uma variedade interessante de plantas diferentes.

Ele é usado em tetos intensivos, expandindo a variedade para se aproximar dos benefícios dos telhados extensivos, mas de maneira controlada.

Vantagens de instalar um telhado verde

Vantagens de instalar um telhado verde

Telhado ajardinado / despiertaymira.com

Nas áreas centrais das cidades ou em áreas excessivamente urbanas, a instalação de um telhado verde gera certos benefícios. Um deles é a capacidade de redução do calor conduzido pelos edifícios. Também há uma melhora na qualidade do ar em um ambiente urbano.

A superfície verde reduz a necessidade de instalar coletores para a água da chuva acumulada. Também serve para controlar o acúmulo dos sistemas de esgotos municipais. Estas coberturas são soluções naturais para as intempéries.

Se for instalado em grandes edifícios ou entidades públicas, um telhado verde poderá ser usado como um jardim comunitário. A vegetação impedirá o aumento da poluição e da poeira. Também ajudará a capturar os agentes nocivos do ar.

Um telhado verde em uma residência familiar

Um telhado verde em uma residência familiar

Telhado ajardinado / solucionesespeciales.net

Instalar um telhado deste tipo em uma residência familiar também tem certos benefícios para o proprietário. Uma das vantagens é que ele serve como um isolante natural e evita que muito barulho entre na casa. A sua instalação também aumenta a sensação de tranquilidade.

A cobertura usará produtos de descarte que geralmente acabam na lata do lixo. A superfície verde reduz, em geral, o gasto energético e a compra de novos eletrodomésticos. É uma solução ecológica que, além de tudo, é positiva para o meio ambiente.

Por outro lado, alguns desconfortos podem ocorrer ao instalar um telhado verde. Um deles é a necessidade de manutenção para manter a estrutura saudável e com boa aparência. Além disso, o investimento inicial pode ser alto.

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: