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Tudo o que você precisa saber sobre a artrose esportiva

A artrose esportiva é uma lesão da cartilagem articular que implica no seu enfraquecimento ou desaparecimento. Quando prejudicada, ela perde a sua capacidade de proteger as articulações, de modo que surgem dores e desconforto na área afetada.

Quando há artrose, o osso fica exposto ao atrito e ao contato. Como consequência, ele se deforma conforme a doença progride. Quando as cartilagens não estão presentes de forma adequada, há rigidez e dor profunda.

É um erro pensar que a artrose esportiva esteja diretamente relacionada aos idosos. Embora os casos aumentem a partir dos 80 anos, na verdade, cada vez mais jovens estão sofrendo com o problema. Portanto, cuidar das articulações é a melhor maneira de evitá-la.

Os exercícios físicos sempre  são recomendados para um melhor estilo de vida. No entanto, é necessário estar ciente do tipo de atividade que cada um pode praticar.

Principais causas da artrose esportiva

Estes seriam os principais fatores que causam a artrose esportiva:

  • Anormalidades anatômicas ou de alinhamento articular congênitas que impossibilitam o movimento correto.
  • A obesidade é uma grande aliada da artrose esportiva. As articulações do joelho e do quadril, por exemplo, são as mais prejudicadas. Em todas as atividades, são elas que devem suportar o peso todo e sofrer as consequências.
  • A fraqueza muscular é um fator muito importante para o aparecimento da doença. São os músculos da área que fazem o trabalho de sustentação. Se eles não estiverem fortes o suficiente, a cartilagem começa a enfraquecer e há atrito nas articulações.
  • Exercício físico inadequado ou excessivo provoca traumatismos e um excesso de carga que são negativos para o corpo.
  • Trabalho sedentário, estresse, tabagismo e lesões articulares antigas também são fatores.

Dicas para prevenir a artrose esportiva

Embora sempre seja dito que praticar esportes é algo saudável, há precauções que devem ser tomadas. Apenas seguindo certas regras básicas já é possível reduzir as lesões nas articulações.

1. Fortalecer a capacidade muscular

É indispensável desenvolver os músculos sem forçar as áreas articulares. Músculos adjacentes fortes protegem contra impactos ou pancadas. Além disso, eles também dão ao corpo maior coordenação e flexibilidade.

2. Fazer atividades físicas que estejam de acordo com a idade e o estado geral de saúde

Conhecer as próprias possibilidades é muito importante. Às vezes, o excesso de exigência causa mais problemas do que alegrias. Portanto, é preciso estar atento ao cuidado do corpo.

As pessoas mais jovens correm o risco de afetar a cartilagem de crescimento com excessos nos esportes. Por outro lado, os adultos já têm um desgaste natural que deve ser compensado com os devidos cuidados.

3. Usar acessórios apropriados para cada esporte

Há esportes de maior ou menor impacto. Cada um deles pode impactar diretamente as articulações de uma forma positiva ou negativa. Tudo depende do uso de calçados ou outros elementos básicos para a prevenção.

No atletismo ou no basquete, por exemplo, os pés e os joelhos são os mais exigidos. Dessa forma, ter um calçado especial para essas atividades é muito útil. Além disso, é aconselhável incluir tornozeleiras e joelheiras para complementar a proteção.

4. Aprender as técnicas de cada esporte ou exercício

Na pressa de começar a vida esportiva ou de atingir novos objetivos, muitas pessoas se afastam da técnica. É necessário estar atento a cada movimento e ao que os profissionais podem ensinar. Além de trazer melhores resultados, essa é uma maneira de prevenir problemas articulares e musculares.

Evitar qualquer tipo de lesão, tais como entorses, distensões ou traumatismos, previne a artrose esportiva. Na verdade, os esportes não são a causa da doença, mas sim as lesões recorrentes.

5. Seguir um plano de alimentação e descanso

É fundamental que os atletas tenham uma dieta rica em vitaminas e nutrientes. Além de manter um peso equilibrado, é necessário fornecer elementos para o cuidado das articulações.

Alimentos ricos em vitamina E e ácido hialurônico são especialmente benéficos para a prevenção. Eles fornecem ao corpo a hidratação necessária para manter a elasticidade e a lubrificação. Além disso, a ingestão de vitaminas diminui as inflamações articulares.

Dicas para prevenir a artrose esportiva

Esportes propícios à artrose esportiva

Caminhada, natação e ciclismo são as atividades esportivas recomendadas para as pessoas com artrose. Elas não são atividades de alto impacto ou de contato, de modo que os músculos, cartilagens e ossos ficam mais protegidos.

Embora não existam tratamentos farmacológicos para eliminar a artrose, existem analgésicos específicos que ajudam a reduzir a dor. Assim, caso você tenha dores nas áreas mencionadas, não hesite em consultar o seu médico de confiança.

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Fonte: R7

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