União Europeia diz não estar ‘convencida’ com proposta de Boris Johnson para o Brexit

MoD/Crown Copyright

POR ANSA BRASIL

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou nesta quinta-feira (3) que ainda não está convencido a respeito da proposta final para o Brexit feita pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

Em seu perfil no Twitter, o polonês, que chefia o principal órgão político da União Europeia, disse ter falado por telefone com Johnson e com o premier da Irlanda, Leo Varadkar. “Minha mensagem para Varadkar: Estamos totalmente do lado da Irlanda.

Minha mensagem para Johnson: Permanecemos abertos, mas ainda não fomos convencidos”, declarou.

O plano de Johnson para o Brexit prevê que todo o Reino Unido saia da UE e da união aduaneira europeia no fim de 2021, quando terminar o período de transição, mas que a Irlanda do Norte permaneça no mercado único para bens agrícolas e industriais ao menos até 2025.

Após esse período, Londres daria ao Parlamento da Irlanda do Norte a tarefa de definir sua futura relação com a União Europeia e a Irlanda. Por outro lado, a proposta de Johnson estabelece a instituição de controles aduaneiros entre as Irlandas, mas não na linha de fronteira, que deve permanecer sem barreiras para respeitar o acordo de paz do fim dos anos 1990.

A proposta é uma alternativa ao “backstop”, mecanismo que prevê que a Irlanda do Norte e a República da Irlanda mantenham fronteiras abertas caso Londres e Bruxelas não consigam fechar um acordo comercial durante o período de transição do Brexit.

Johnson considera esse sistema “incompatível com a soberania do Reino Unido”, uma vez que ele poderia criar uma fronteira dentro do país. O primeiro-ministro já disse que a única alternativa à sua proposta é um Brexit sem acordo.

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta gratuita na XP

Fonte: INFOMONEY

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: