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Vacuum – O que é, benefícios, resultados, como fazer e dicas – Beleza

Stomach Vacuum significa, ao pé da letra, vácuo de estômago. Contudo, também é possível encontrar do como nome de vacuum abdominal. Trata-se de uma técnica que foi amplamente utilizada por fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger, Frank Zane e Lee Haney.

Desse modo, o objetivo do exercício é criar uma linha de abdômen mais fina. Pois, de acordo com a atleta de fisiculturismo, Karen Session, o movimento trata-se de uma contração isométrica, que tenciona o músculo sem movimentá-lo, do músculo transverso abdominal. Esse músculo é um dos mais poderosos estabilizadores da sessão média corporal.

Ele esta localizado na região da linha da cintura e tem a função de comprimir as vísceras contra a coluna lombar. Ou seja, o músculo transverso abdominal é o que puxa o abdômen para dentro. Logo, quando ele é fortificado, se ganha mais controle do abdômen. Além disso, melhor assistência no momento de fazer levantamentos explosivos.

Sendo assim, na matéria de hoje vamos ver tudo sobre essa técnica, conhecida como Stomach Vacuum.

O Stomach Vacuum funciona?

De acordo com a atleta fisiculturismo Karen Session, o Stomach Vacuum funciona sim! Ela afirmou que a técnica pode resultar na diminuição da região da barriga em somente três semanas. Além disso, disse que é um dos melhores exercícios para reduzir a cintura. Pois tem pessoas que perdem cerca de 5 cm até aproximadamente 10cm da região do abdômen, tudo isso ao longo das três semanas.

No entanto, para se obter resultados positivos, é necessário que a pessoa tenha hábitos alimentares saudáveis e consuma uma quantidade adequada de água. Além disso, é preciso ter um percentual de gordura no corpo de nível baixo a moderado, ou seja, de 12% a 15%.

Outra que defende a ideia que o Stomach Vacuum funciona é a especialista em fitness Ariane Hundt. Ela relatou que o exercício dá resultados graças ao fato do praticante segurar os abdominais em tensão durante um período prolongado de tempo. No entanto, para ver resultados, é necessário que a pessoa já esteja em boa forma.

Além disso, em 1999, surgiu uma pesquisa que relatava que, isolar o músculo transverso abdominal (execução parecida como a do Stomach Vacuum), pode auxiliar a amenizar dores nas costas e contribuir com a estabilidade. Pois a pratica deste exercício fortalece a região do core como um todo.

Entretanto, as coisas podem não ser tão simples quanto parecem. O especialista em condicionamento e fortalecimento Tony Gentilcore afirmou que em períodos de reabilitação após uma lesão, fazer este exercício sem o auxílio de um orientador torna-se praticamente impossível.

Além disso, outro ponto que deve ser destacado é que, para quem deseja ter um tanquinho, isolar ou fazer o vacuum abdominal no músculo transverso do abdômen é uma perda de tempo. Pois para Gentilcore, é mais efetivo ficar com os exercícios tradicionais para o abdômen.

Fonte: Hipertrofia

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O Stomach Vacuum faz mal?

É importante alertar para o fato de que o exercício pode aumentar a pressão arterial enquanto o músculo é contraído de maneira isométrica. Sendo assim, o movimento não é indicado para mulheres que estejam grávidas e pessoas que já sofram com a hipertensão.

Contudo, para se certificar de que o movimento não trará problemas para o seu corpo, é recomendado consultar um médico ou educador físico. Assim, explicar a técnica e verificar se o Stomach Vacuum não oferece riscos para sua saúde.

O Stomach Vacuum ajuda a diástase?

Antes de tudo, diástase é o afastamento dos músculos retos do abdômen. Ou seja, ocorre quando há um aumento da pressão intra-abdominal com o afastamento destes músculos.

As situações em que propiciam a diástase são: gravidez, obesidade, desnutrição e até mesmo hipertrofia dos órgãos abdominais.

Sendo assim, a dica para prevenção da diástase se resume em ter uma vida saudável que inclua a atividade física, para assim fortalecer a região do abdômen. Desse modo, um exercício específico que ajuda a melhorar a dilatação abdominal é o Stomach Vacuum.

Portanto, para aqueles que sofrem de diástase, já podem iniciar o Stomach Vacuum. Entretanto, antes de começar qualquer tipo de exercício ou prática esportiva, consulte sempre um especialista.

Fonte: Project Invictus

Benefícios do Stomach Vacuum

Conforme visto anteriormente, o objetivo do Stomach Vacuum é afinar a cintura e manter a simetria do corpo. Desse modo, veja a seguir alguns benefícios que essa técnica oferece:

Afina a cintura: o principal objetivo do Stomach Vacuum é esse, preservar uma linha de cintura mais fina;
Fortalece o corealém de fortalecer o corpo, ajuda a ter um físico mais proporcional;
Fortalece o transverso abdominalo exercício trabalha muito este músculo. Logo, através do exercício ele ficara fortalecido;
Melhora a respiração: a técnica auxilia nos movimentos respiratórios, pois se deve ficar estado isométrico por alguns segundos;
Melhora a estética do abdômen: como na execução do exercício o abdômen é “puxado”, torna-se fundamental para fins estéticos e funcionais;
Ajuda na diástase: tem uma ação específica que ajuda a melhorar a dilatação abdominal;
Aumenta a estabilidade da lombar: como ele pressiona as vísceras contra a coluna lombar, ele aumenta a estabilidade desta região;
Previne lesões: pessoas que possuem problemas de coluna, como hérnias de disco, hipercifoses e hiperlordoses, devem fazer o transverso do abdômen, pois é fundamental para sua funcionalidade;
Eficaz na funcionalidade: este exercício melhora a funcionalidade do corpo todo, pois é capaz de fortalecê-lo.

Fonte: Planeta Paula

Como fazer a técnica Stomach Vacuum

Conforme visto na matéria, o Stomach Vacuum  é a sucção do abdômen para dentro, ou seja, o ato de encolher a barriga. No entanto, não é apenas encolher a barriga, mas sim, manter este processo por alguns segundos.

Esta técnica pode ser realizada de três maneiras: de pé, sentado ou apoiado no chão. O que muda neste trio é apenas o grau de dificuldade para cada variação.

Desse modo, a seguir vamos ensinar passo a passo dessas três maneiras:

Execução de Pé
Fique com a coluna reta, mantenha a cabeça olhando para baixo. A razão disso é manter a posição anatômica do corpo para evitar qualquer lesão e melhor contração do transverso do abdômen;
Puxe seu abdômen com a intensão de tentar tocá-lo nas costas;
Mantenha-se na posição isométrica por 20 segundos;
Descanse por 40 segundos;
Repita mais duas vezes, ou seja, até totalizar 3 séries do abdominal vácuo.

Execução Sentado
Sente-se na cadeira e mantenha a postura ereta, com a coluna colocada na cadeira;
Puxe seu abdômen como se quisesse tocá-lo nas costas;
Mantenha-se nesta posição por 25 segundos;
Descanse por 40 segundos;
Repita isso mais duas vezes.
Execução Apoiado no Chão
Apoie-se no chão na posição 4 apoios;
Puxe seu abdômen;
Segure nessa posição por 15 segundos;
Descanso de 45 segundos;
Repita isso por mais duas vezes.

Obs.: Precisamos ressaltar que este exercício deve ser realizado com a barriga vazia. Pois com ela cheia de comida ou com um pouco de água, pode dificultar e até mesmo provocar desconforto, seguido de sensação de ânsia de vômito. Então, atenção neste quesito.

Para melhor entendimento de como todas as maneiras são feitas, veja o vídeo abaixo:

Quantas vezes por semana essa técnica deve ser feita?

Geralmente, o exercício é feito de uma a duas vezes por semana, e pode ser incluído junto com os exercícios de abdominais, até porque é um movimento isométrico.

Desse modo, indica-se fazer de quatro a seis séries de 15 a 30 segundos cada uma. Contudo, para aqueles que estão iniciando, o ideal é:

Primeira semana: 3 séries de 20 segundos;
Segunda semana: 3 séries de 40 segundos;
Terceira semana: 3 séries de 60 segundos.

No entanto, para aqueles que não conseguem incluir o Stomach Vacuum na rotina de treino, pode realizar esta técnica nas atividades do dia a dia.

Exemplo: aqueles que trabalham sentados podem executar o exercício facilmente.

Veja a seguir esse exemplo na prática:

Portanto, depois de saber tudo sobre essa técnica de afinar a cintura, agora é só colocar em prática!

E então, gostou dessa matéria? Saiba se amarrar barbante na barriga ajuda a conquistar boa forma.

Fontes: Dicas de Treino, Mundo Boa Forma

Fonte Imagem Destaque: Mashupcorner

Essa matéria Vacuum – O que é, benefícios, resultados, como fazer e dicas foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

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