Vantagens e desvantagens de correr em superfícies diferentes

Correr é ótimo porque você pode fazê-lo em qualquer lugar e em vários momentos, sem a necessidade de usar nenhum equipamento adicional. No entanto, nem todas as superfícies trazem os mesmos benefícios. Abaixo, destacaremos as vantagens e desvantagens de correr em superfícies diferentes. Tome nota!

A maioria dos corredores simplesmente coloca um par de tênis, sai pela porta da frente e começa a correr. No entanto, é necessário considerar que algumas superfícies são mais adequadas do que outras para alguns atletas.

Além disso, também é verdade que a escolha de uma superfície é tão subjetiva quanto a escolha de um par de sapatos. As preferências variam de um corretor para outro.

Portanto, revisaremos os aspectos positivos e negativos da corrida em diferentes superfícies. Como sempre, não se esqueça de realizar um bom aquecimento, pois isso permite que o corpo e os músculos se aqueçam para obter o melhor desempenho e, por sua vez, evitar lesões.

Vantagens e desvantagens de correr em superfícies diferentes

1. Esteira

A esteira permite que você realize seus exercícios a qualquer momento de forma eficaz, seja em casa ou na academia. Quanto a esse tipo de superfície, ela oferece os benefícios da corrida, por isso pode ser uma alternativa interessante.

No entanto, não pode substituir completamente outras superfícies devido às alterações biomecânicas que gera.

2. Correr em superfícies diferentes: trilha sintética

As trilhas sintéticas são compostas de diferentes camadas sobrepostas de resina de poliuretano, borracha e asfalto. Precisamente por esse motivo, elas garantem a combinação ideal entre as características de rigidez e elasticidade em comparação com outras superfícies.

O lado negativo é que a repetição ao dar as voltas na pista sintética pode se tornar entediante e mentalmente difícil para o corredor. De qualquer forma, a pista e o asfalto sintéticos são as melhores superfícies para se exercitar em velocidade.

3. Asfalto

O asfalto é uma superfície rígida e estável, o que permite um ótimo desempenho de execução para exercícios rápidos. Por sua vez, isso limita torções ou quedas. Por esse motivo, é uma das superfícies mais utilizadas pela maioria dos atletas para se preparar para treinamentos e competições.

No entanto, o asfalto causa maior impacto nos joelhos, tornozelos, costas , quadris e, às vezes, até nos pés. Esta é a razão pela qual as pessoas com excesso de peso ou com problemas nas articulações devem optar por superfícies como a grama, pois são mais macias para as articulações.

4. Correr em superfícies diferentes: grama

O gramado é uma superfície macia que requer gasto de energia adicional. De fato, faz com que os músculos posturais trabalhem mais para manter a estabilidade do corpo nesse espaço. Portanto, é a superfície ideal para o fortalecimento, principalmente para os músculos do pé.

Correr na grama permitirá ganhar força e tônus ​​nas extremidades inferiores . De fato, é a melhor superfície para evitar ferimentos.

5. Areia

Sem dúvida, a areia da praia é uma superfície excelente para a construção muscular. Isso porque ela nos promete a máxima eficácia, além de ser um ambiente que garante mais motivação. Como você pode imaginar, quanto mais fofa a areia, mais músculos funcionarão.

É uma superfície que permite trabalhar com uma intensidade muscular significativa sem forçar as articulações. A areia força os músculos responsáveis ​​pelo equilíbrio a funcionar, como os estabilizadores do tornozelo.

Além de tudo isso, se você estiver procurando por uma atividade que exija mais esforço, recomendamos correr com as pernas um pouco submersas na água. Certamente você não vai se arrepender!

Correr na areia

6. Correr em superfícies diferentes: montanha

A irregularidade do terreno torna cada uma das etapas diferentes. Assim, quando você tenta evitar obstáculos, o movimento não é regular, portanto, é menos eficiente, mas faz com que você gaste mais calorias. De fato, a maioria dos corredores trabalha mais com intensidade e resistência quando se exercita em plena natureza.

Como você viu, os corredores podem tirar proveito das consequências de correr em superfícies diferentes. Além de escolher adequadamente, também é importante que você opte por bons calçados que garantam o amortecimento necessário para evitar ferimentos.

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: