fbpx

veja as bancas que mais cobram interpretação de texto

A interpretação de texto é exigida desde os primeiros anos escolares como um requisito básico para a língua portuguesa. Bancas organizadoras de concursos públicos também o utilizam como método avaliativo.

Ao contrário do que se imagina, a interpretação de texto não está presente apenas no conteúdo de língua portuguesa, organizadoras também costumam exigir interpretação no conteúdo das disciplinas exatas.

A banca Cebraspe lidera o ranking das organizadoras que mais exigem interpretação de texto em suas questões.

A análise foi feita com base nas provas e questões disponíveis na plataforma de Raio X da assinatura ilimitada.

Ainda de acordo com a plataforma, o tema “interpretação de texto” é o mais buscado entre as questões de Língua Portuguesa e está no topo das resoluções de questões dos três níveis de escolaridade.

Além da banca Cebraspe, a FCC e Vunesp também costumam exigir o assunto, como revela o gráfico abaixo.

O detalhamento de toda a análise está disponível na assinatura ilimitada do Direção Concursos em parceria com o Qconcursos.

Além da interpretação de texto foram analisados os tópicos de:

  • Conteúdos mais cobrados
  • A exigência do uso da crase por banca organizadora
  • Comportamento nos estudos
  • Taxas de acertos em português por banca organizadora
  • Português para concursos

Veja essa e outras análises clicando na imagem abaixo:

Materiais do Direção + questões do QConcursos!

Interpretação de texto: ” Identificar distratores é diferencial”

O professor de Língua Portuguesa do Direção Concursos, José Maria, pontuou as principais dicas para se sair bem na interpretação de texto em concursos públicos:

É muito importante a leitura global do texto. Não se pode correr o risco de, lendo parcialmente o texto, já inferir sua mensagem principal.

No caso de textos expositivos e argumentativos, é essencial, ao final da leitura, identificar o tema e o objetivo principal do texto.

Sobre o que o texto fala? Qual o objetivo do autor ao escrever o texto? Essas duas perguntas precisam ser respondidas satisfatoriamente.

Por fim, muito importante ficar atento aos distratores: pequenos acréscimos ou alterações em relação ao texto original que tornam o item errado, pois extrapolam ou reduzem o alcance do texto.

Exemplo: O texto diz que Brasília é líder em sequestros-relâmpago no Brasil, seguida de Fortaleza. O item vai dizer que Brasília lidera o “ranking” de criminalidade e Fortaleza ocupa o segundo lugar.

O item está ERRADO, pois Brasília não é a líder em criminalidade, ou seja, em crimes de um modo geral. Brasília é líder em um tipo de crime, o sequestro-relâmpago.

O item cometeu extrapolação.Ser capaz de identificar distratores é diferencial que aumenta significativamente o percentual de acerto nas questões de leitura e compreensão”.

Já conhece a Assinatura BIANUAL do Direção Concursos?

Confira a Assinatura Bianual do Direção Concursos. Unidades LIMITADAS com 40% de desconto, para acesso ILIMITADO no novo Premium, PDF 2.0 e MUITO MAIS. Confira!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!