veja as dicas do TudoGostoso

Ovos cozidos são práticos e podem integrar muitas receitas, mas fazê-los de modo perfeito requer atenção em uma série de detalhes que vão evitar pequenos deslizes, como passar do ponto da gema ou estourar a casca. Quer saber como fazer ovo cozido perfeito? Confira as dicas para cada etapa do processo a seguir.

Saiba como fazer ovo cozido perfeito com as dicas do TudoGostoso

Foto: Shutterstock / TudoGostoso

Como fazer ovo cozido perfeito: veja as dicas do TudoGostoso

Cozinhando os ovos

Diferente da maioria dos ingredientes das receitas, ovos mais antigos são os melhores para cozinhar. Eles não têm a membrana tão presa à casca, facilitando seu cozimento e reduzindo as chances de quebrarem ao serem descascados.

A primeira coisa que você precisa levar em consideração ao cozinhar um ovo é o tamanho dele. A dica é simples: quanto maior ele for, mais vai demorar para cozinhar. A quantidade de água também interfere nesse tempo, pois demorará mais para reter calor se estiver em abundância e menos se estiver em pouca quantidade. A quantidade ideal é 3 centímetros acima do ovo. Ao cozinhar, também adicione vinagre à água para evitar que a casca dos ovos rachem e eles estourem.

Tempo de cozimento e ponto dos ovos

O segredo para atingir o ponto certo de cozimento é deixar a água fervida cozinhar o ovo. Não é necessário continuar fervendo a água! Após ela começar a borbulhar, simplesmente desligue o fogo, tampe a panela e comece a contar o tempo para atingir o ponto que deseja:

Gema mole – 3 minutos

Gema firme – 6 minutos

Gema dura – 10 minutos

Descascando os ovos

Depois de cozinhá-los, coloque os ovos em água fria para evitar que o calor contido pela casca continue cozinhando ovo. Ao esfriarem, descasque-os com cuidado para não arrancar pedaços. Você pode usar técnicas como a de chacoalhar o ovo em um copo para retirar a casca, mas ele precisa estar muito bem cozido para isso. Caso opte por outro ponto do ovo, use uma colher para auxiliar no processo.

TudoGostoso

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: