Veja o conteúdo Completo – O que faz um Escrivão da Polícia Federal? Confira!

Acesse o material – O que faz um Escrivão da Polícia Federal? Confira!




Com a recente autorização para o concurso da Polícia Federal, muitos candidatos estão se perguntando: “Quais são as atribuições dos cargos oferecidos?”. Entre as vagas de destaque, a de Escrivão da Polícia Federal se destaca bastante, com a oferta de 160 oportunidades. Se você tem interesse em ingressar nesta carreira de prestígio, reunimos todas as informações essenciais para ajudá-lo a entender as responsabilidades e requisitos do cargo. Ficou curioso? Continue lendo e descubra todos os detalhes!

Quando terá um novo concurso PF para Escrivão da Polícia Federal?

O concurso da Polícia Federal (PF) para 2025 foi autorizado, com a publicação do edital prevista para até agosto deste ano!

autorização do concurso PF para Escrivão da Polícia Federal

A seleção abrirá 1.000 vagas, sendo 160 destinadas para o cargo de Escrivão de Polícia Federal. As provas serão aplicadas entre outubro e novembro de 2025, com um prazo de dois meses entre a publicação do edital e a data das provas.

Além disso, o concurso também ofertará 1.000 vagas adicionais para o ano de 2026. A organização do concurso ficará sob a responsabilidade da própria Polícia Federal, que definirá as etapas do processo seletivo.

Vale destacar que o concurso não fará parte do CNU, e as vagas estarão distribuídas entre diversas carreiras, como Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e Papiloscopista.

Confira a distribuição dessas vagas:

  • Delegado de Polícia Federal: 120 vagas
  • Perito Criminal Federal: 69 vagas
  • Agente de Polícia Federal: 630 vagas
  • Escrivão de Polícia Federal: 160 vagas
  • Papiloscopista de Polícia Federal: 21 vagas

O que faz um Escrivão da Polícia Federal?

O Escrivão da Polícia Federal desempenha uma série de atribuições essenciais para o bom andamento dos processos e investigações dentro da instituição. Entre suas responsabilidades, está o cumprimento das formalidades processuais, como a lavratura de termos, autos e mandados, sempre observando os prazos necessários para o preparo, a últimação e a remessa dos procedimentos policiais de investigação.

O escrivão também atua diretamente nos procedimentos de investigação, acompanhando a autoridade policial nas diligências que lhe forem determinadas.

Além disso, o cargo envolve a responsabilidade pela guarda e controle do valor das fianças recebidas, assim como pelos objetos apreendidos durante as operações. O Escrivão da Polícia Federal também precisa conduzir veículos automotores quando necessário, assegurando que todas as atividades sejam realizadas de forma eficiente e segura.

Ele ainda tem a função de cumprir medidas de segurança orgânica dentro das dependências da instituição, garantindo a proteção do ambiente de trabalho.

As atividades não se restringem a esses pontos, pois o escrivão pode ser incumbido de outras tarefas de natureza policial e administrativa, conforme as necessidades da corporação. Dessa forma, o profissional tem um papel fundamental não apenas no processo investigativo, mas também na execução de tarefas operacionais e no cumprimento de responsabilidades administrativas dentro da Polícia Federal.

Requisitos básicos para ser um Escrivão da Polícia Federal

Para a investidura no cargo são necessários alguns requisitos, dentre eles estão:

  • Ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme edital;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Ter 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, para ingresso no cargo de Delegado de Polícia Federal.

Quanto ganha um Escrivão da Polícia Federal?

A remuneração inicial de um Escrivão da Polícia Federal é de R$ 13.649,53, uma ótima oportunidade para quem busca um emprego estável e com boas remunerações!

Embora o salário seja atrativo, ele pode ser ainda mais valorizado com os benefícios adicionais oferecidos pela corporação.

Além do salário base, os escrivães têm direito a uma série de benefícios que complementam e aumentam sua remuneração. Dentre os mais relevantes, destacam-se:

  • Auxílio-alimentação
  • Adicional de Fronteira
  • Ressarcimento de Plano de Saúde

A jornada de trabalho de um Escrivão da PF é de 40 horas semanais, ou seja, 8 horas diárias.

Não perca nossas notícias!

Fonte: Editora Solução

Faça o Download da Apostila / O que faz um Escrivão da Polícia Federal? Confira!



Baixar apostila para concurso

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *