fbpx

Verstappen vence duelo com Hamilton no GP dos EUA

Max Verstappen

Max Verstappen suportou a pressão de Lewis Hamilton para conquistar uma vitória crucial no GP dos Estados Unidos.

A estratégia teve um papel crucial, e em certo ponto parecia que o heptacampeão mundial e a Mercedes poderiam levar a melhor. Após seu segundo pit-stop, ele tirou gradualmente a diferença em relação ao piloto da Red Bull com pneus mais novos.

Porém, Verstappen conseguiu conservar sua borracha e recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de apenas 1.333s, ampliando sua vantagem no campeonato para 12 pontos. Hamilton pelo menos marcou o ponto de bônus pela volta mais rápida.

Com Verstappen e Hamilton na primeira fila pela sétima vez neste ano, isso abriu a possibilidade de mais conflitos entre os dois, considerando os incidentes que ocorreram anteriormente.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Hamilton largou melhor. Verstappen tentou fechá-lo enquanto eles seguiam para a primeira curva, mas o britânico estava por dentro e empurrou seu rival, que foi brevemente ameaçado por Sergio Perez.

No entanto, o mexicano talvez tenha percebido que ultrapassar seu companheiro de equipe não seria uma manobra inteligente e tirou o pé, permitindo que Verstappen se concentrasse em sua perseguição a Hamilton.

O holandês se manteve próximo nas 10 voltas iniciais até parar primeiro, trocando o composto médio pelo duro. A Mercedes só chamou Hamilton quando Perez fez seu pit-stop duas voltas depois.

Graças ao undercut, Verstappen assumiu a liderança com uma vantagem de 6.759s na volta 14. Com a margem caindo para 2.617s na metade da prova, a Red Bull chamou Verstappen para uma segunda parada, devolvendo o primeiro lugar a Hamilton.

Na 37ª volta, Hamilton finalmente entrou pela segunda vez e colocou outro jogo de pneus duros. Ele retornou 8.818s atrás, mas a borracha nove voltas mais nova permitiu que ele fosse significativamente mais rápido que Verstappen em todas as passagens.

Quando eles abriram a última volta, Hamilton finalmente entrou na zona do DRS, mas Verstappen manteve o britânico sob controle e garantiu a 18ª vitória de sua carreira na Fórmula 1, talvez a mais importante até agora.

A performance dos protagonistas do campeonato foi tão impressionante que Perez cruzou a linha de chegada em terceiro com um atraso de 42s, com Charles Leclerc (Ferrari) mais 10s atrás.

Daniel Ricciardo (McLaren), que teve uma disputa roda a roda com Carlos Sainz (Ferrari) na primeira volta e novamente a 15 do final, terminou em quinto, à frente de Valtteri Bottas (Mercedes) e do espanhol.

A zona de pontuação foi completada por Lando Norris (McLaren), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) e Sebastian Vettel (Aston Martin).

No pelotão intermediário, Fernando Alonso (Alpine) se envolveu em várias batalhas com a dupla da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi.

Alonso e Giovinazzi, em particular, foram forçados a devolver a posição, enquanto Raikkonen escapou de uma punição por uma manobra similar para grande frustração da Alpine.

Foi uma luta que Alonso eventualmente perdeu com uma asa traseira quebrada que o obrigou a abandonar quando restavam seis voltas. Seu companheiro Esteban Ocon já havia saído da corrida 11 voltas antes.

Pierre Gasly foi outro que abandonou devido a uma falha na suspensão de seu carro na 14ª volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull Honda 56 1:34:36.552
2 Lewis Hamilton Mercedes 56 +1.333s
3 Sergio Perez Red Bull Honda 56 +42.223s
4 Charles Leclerc Ferrari 56 +52.246s
5 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 56 +76.854s
6 Valtteri Bottas Mercedes 56 +80.128s
7 Carlos Sainz Ferrari 56 +83.545s
8 Lando Norris McLaren Mercedes 56 +84.395s
9 Yuki Tsunoda Alpha Tauri Honda 55 1 volta
10 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 55 1 volta
11 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 55 1 volta
12 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 55 1 volta
13 Kimi Räikkönen Alfa Romeo Ferrari 55 1 volta
14 George Russell Williams Mercedes 55 1 volta
15 Nicholas Latifi Williams Mercedes 55 1 volta
16 Mick Schumacher Haas Ferrari 54 2 voltas
17 Nikita Mazepin Haas Ferrari 54 2 voltas
18 Fernando Alonso Alpine Renault 49 abandono
19 Esteban Ocon Alpine Renault 40 abandono
20 Pierre Gasly Alpha Tauri Honda 14 abandono

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1394990003897405’); // Insert your pixel ID here.
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais