Vision Fund, do SoftBank, faz aposta de US$110 mi em armazenamento de energia renovável

O Vision Fund, do SoftBank Group, fez sua primeira incursão na área de armazenamento de energia com um investimento de 110 milhões de dólares na Energy Vault, da Suíça.

18/12/2014 REUTERS/Toru Hanai/File Photo – RC1143004A50

Foto: Reuters

Embora muitos países estejam dispostos a utilizar energia renovável como parte dos esforços para reduzir as emissões de carbono na luta contra a mudança climática, o desafio tem sido encontrar uma maneira de armazená-la para uso posterior, especialmente durante a noite ou quando a demanda aumenta.

Inspirada pela engenharia física e mecânica usada em usinas hidrelétricas, a Energy Vault afirma que sua tecnologia permite que a energia renovável seja armazenada em tijolos de 35 toneladas e fornecida como energia de base por menos que o custo de combustíveis fósseis a qualquer hora do dia.

“A Energy Vault resolve um problema antigo e complexo de como armazenar energia renovável em grande escala”, disse Akshay Naheta, sócio-gerente da SoftBank Investment Advisers, em comunicado nesta quinta-feira, anunciando o investimento de 110 milhões de dólares do Vision Fund. “A Energy Vault é altamente complementar ao portfólio de energia existente do SoftBank e temos o prazer de promover o desenvolvimento global da empresa.”

Apesar de normalmente investir em um estágio posterior no desenvolvimento de uma empresa, o SoftBank acredita que a Energy Vault pode crescer rapidamente e potencialmente não precisa fazer uma rodada posterior de financiamento, daí o desejo de obter uma participação antecipada, disse Naheta.

Reuters
Reuters – Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – TECNOLOGIA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: