Você conhece a patinação de velocidade?

A patinação de velocidade é uma disciplina na qual a resistência é uma das principais virtudes. Além disso, as competições são realizadas em diferentes superfícies e as corridas vão desde as de curtas distâncias (200 metros) até as de longa (42 quilômetros). Saiba mais sobre esse esporte no artigo a seguir.

Características da patinação de velocidade em linha

Também conhecida como patinação de velocidade sobre rodas, é uma das modalidades mais conhecidas desse esporte. Ela é feita com patins em linha em uma pista oval. Dessa forma, o objetivo dessa disciplina é completar todas as voltas em menos tempo do que outros concorrentes.

É um esporte com grande demanda física e mental, do tipo aeróbico e que requer uma boa preparação e treinamento. Força, habilidade e resistência se combinam mais do que a velocidade em si. Além disso, o esporte também inclui estratégias, com o objetivo de resistir ao esforço e cruzar a linha de chegada antes do resto.

A pista onde a patinação de velocidade é desenvolvida é coberta, com piso de madeira e formato oval. Em adição, seu layout deve oferecer duas retas e duas curvas iguais entre si, com comprimento entre 125 e 400 metros.

Há diferentes tipos de competições em patinação de velocidade:

  • De pistas: de 80 a 100 metros.
  • Contrarrelógio individual: de 200 a 300 metros.
  • Curta distância por grupos: 500 a 1 000 metros.
  • Meia distância: 2.000 a 5.000 metros.
  • Distância: 5.000 a 20.000 metros.
  • Longa distância: 56 km.

Características da patinação de velocidade no gelo

Ao contrário da patinação de velocidade em linha, a patinação no gelo foi declarada esporte olímpico desde 1924. A pista é semelhante à anterior, no entanto coberta com uma camada de gelo artificial.

Outra diferença é o tipo de patins que são usados, pois nesse caso você deve usar aqueles que permitem que se deslize através do gelo, como os que são usados, por exemplo, na patinação artística.

As competições de patinação no gelo são realizadas em uma pista de 400 metros de comprimento com duas linhas retas e duas curvas. Os participantes formam equipes de dois e os testes são contra o relógio. Ou seja, o tempo que leva para, separadamente, percorrer essa distância específica. Dessa forma, quando ambos os atletas completam seus testes, o menor tempo é levado em consideração.

Uma das curiosidades da patinação no gelo é que, em cada rodada, os participantes devem mudar a faixa que estão percorrendo, da interior para a exterior e vice-versa. Além disso, vale a pena notar que a primeira é mais curta que a segunda; daí a fundação dessa regra.

12 provas de patinação de velocidade são disputadas nas Olimpíadas de Inverno: seis masculinas e seis femininas. São 500, 1.000, 1.500, 5.000 ou 3.000, 10.000 ou 5.000 metros e perseguição em equipe.

No primeiro da lista, os atletas devem fazer duas corridas. Por outro lado, no último – de recente incorporação, disputado desde 2006 -, as equipes são formadas por três patinadores que se revezam, como acontece com o ciclismo de pista.

Características da patinação em pista curta

A terceira disciplina da patinação de velocidade também é um esporte praticado nas Olimpíadas de Inverno. Ele se desenvolve em uma pista de gelo mais curta que a anterior. Além disso, outra diferença é que os atletas competem entre si e não contra o relógio.

A pista é oval e tem 111 metros, sem divisão de faixas, algo que costuma causar quedas e acidentes durante as competições, com as desqualificações e desistências que acarretam. Dessa forma, sem dúvida, a pista curta (como esse esporte também é conhecido) é espetacular e vale a pena assistir.

o que é a patinação de velocidade?

Patinação de velocidade em pista curta surgiu na década de 1960, quando um esporte que poderia ser praticado em uma pista de hóquei no gelo foi procurado. Ele foi reconhecido pela Federação Internacional de Patinação em 1967. Dessa forma, seu primeiro campeonato mundial foi disputado em 1981.

Para os Jogos Olímpicos de Calgary, em 1988, ela foi praticada como um esporte de exibição. No entanto, na edição seguinte, foi reconhecida como um esporte olímpico.

Sem dúvida, a patinação de velocidade é um esporte incrível e muito divertido de assistir, tanto ao vivo quanto na televisão. Você já conhece esse esporte? Teria coragem de praticá-lo?

 

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: