fbpx

Volkswagen não lidera vendas no ano: a Fenabrave errou

Divulgação

Na acirrada disputa pela liderança do mercado brasileiro, uma notícia circula há alguns dias: a Volkswagen teria superado a Chevrolet em vendas no resultado “acumulado” do ano — de janeiro a setembro — e seria líder de vendas em 2020.

Mas os dados da Fenabrave estão errados, e devem ser corrigidos em breve. Assim, a Chevrolet segue na liderança no resultado deste ano… ao menos por enquanto. Isso não quer dizer que a situação da Chevrolet esteja fácil em nosso mercado.

Isso porque Volkswagen e Fiat vêm lançando novos produtos e estão em tendência de alta: as duas superaram a Chevrolet nos resultado de vendas mensais em agosto e setembro — sendo que o VW T-Cross foi o carro mais vendido em julho, o Chevrolet Onix em agosto e a Fiat Strada (abaixo) chegou à liderança do mercado por modelo em setembro.

Aqui estão os números, considerando automóveis e comerciais leves: em agosto, a Volks teve 19,66% de participação, contra 18,07% da Fiat e 16,59% da Chevrolet; em setembro, a Fiat teve 19,66% das vendas, contra 17,09% da Volks e 15,99% da Chevrolet. Os números da Volks neste último mês estão errados, mas, mesmo quando corrigidos, mantém a marca na vice-liderança dos emplacamentos no resultado parcial deste ano.

O ERRO

O que houve foi que a Fenabrave somou, indevidamente, as vendas do pequeno caminhão (VUC) VW Express (imagens abaixo) nas vendas da Volkswagen do Brasil. Mas o modelo, embora seja considerado um comercial leve, não entra como Volkswagen do Brasil, mas como Volkswagen Ônibus e Caminhões.

Como foram emplacadas 2.384 unidades do VW Express, o número total de vendas em 2020 da Volkswagen do Brasil cai de 223.786 unidades para 221.402. Enquanto isso, a Chevrolet emplacou 223.057 unidades no ano de 2020, entre primeiro de janeiro e 30 de setembro. Ou seja, se mantém em segundo lugar.

Que diferença isso faz? O título de marca mais vendida é altamente valorizado pelas marcas, que colam adesivos em seus carros, divulgam informativos à imprensa e valorizam em suas propagandas a tão buscada colocação. Vale seguir acompanhando essa disputa.

Veja também

+ A biblioteca básica do motociclista cool

+ Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas

+ Homem compra Lamborghini após fraude em auxílio emergencial

+ Restaurar um carro: quanto custa e quanto ele pode valorizar

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘2641197072803735’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js#xfbml=1&version=v2.9&appId=205286206664408”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Motorshow

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!