fbpx

WEC – Toyota domina; Senna vê aprendizado na estreia frustrante | Autoracing | F1 | Indy | MotoGP

domingo, 1 de setembro de 2019 às 14:45

Bruno Senna

Mesmo uma corrida com final decepcionante pode trazer lições positivas. Em síntese, essa foi a sensação de Bruno Senna com o 10º lugar no geral dele e seus parceiros na Rebellion Racing, o francês Norman Nato e o norte-americano Gustavo Menezes, nas 4 Horas de Silverstone – abertura da temporada 2019/2020 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Como esperado, as Toyota não apenas dominaram a primeira fila do grid como conquistaram a dobradinha comandada pelo trio Jose Maria Lopez-Mike Conway-Kamui Kobayashi, que completou a prova com vantagem inferior a dois segundos sobre o segundo protótipo LMP1 de Sébastien Buemi-Kazuki Nakajima-Brendon Hartley.

Bruno cumpriu os dois primeiros turnos com o Rebellion R13-Gibson. Partiu em terceiro, mas logo percebeu que não teria ritmo para se aproximar dos carros japoneses. “O problema maior foi com a temperatura dos pneus. Eu não conseguia acompanhar ninguém porque os dianteiros não aqueciam o suficiente. Foi um problema que já havíamos sofrido no ano passado. A Michelin melhorou os pneus, mas não o suficiente para nós, já que nosso carro não é 4×4. São os mesmos da Toyota, mas mais voltados para eles. Na chuva, então, é muito mais difícil fazer esses pneus trabalharem, e a diferença fica maior ainda. Até os LMP2 eram mais rápidos no molhado, até mesmo mais que as Toyota, o que dá uma boa ideia de como são esses pneus”, explicou.

Mesmo assim, Bruno fez questão de lembrar que, se o resultado passou longe do aguardado, o primeiro combate do ano trouxe ganhos que serão úteis ao longo do calendário. “Aprendemos mais um pouco sobre o carro e também sobre algumas coisinhas que estamos fazendo de errado. O qualifying foi a melhor parte do final de semana para a gente, já que andamos até mais perto das Toyota do que esperávamos”, avaliou.

Com pouco mais de um mês antes da próxima etapa, marcada para 5 de outubro em Fuji (Japão), o time suíço-britânico vai trabalhar duro para tentar minimizar os efeitos de um circuito habitualmente hostil ao seu modelo. “As curvas de baixa e um setor bem lento favorecem muito à Toyota. E como é a corrida de casa, eles vão ainda mais para cima”, concluiu Bruno.

Classificação da prova:

Pos. Classe Pilotos Equipe Carro Voltas Dif.
1 LMP1 M.Conway, K.Kobayashi, J.M.Lopez Toyota Gazoo Racing Toyota 129 4h00m57.709s
2 LMP1 S.Buemi, K.Nakajima, B.Hartley Toyota Gazoo Racing Toyota 129 1.901s
3 LMP1 N.Berthon, P.Derani, L.Duval Rebellion Racing Rebellion/Gibson 128 1 Lap
4 LMP1 C.Robertson, B.Hanley, E.Orudzhev Team LNT Ginetta/AER 124 5 Laps
5 LMP2 N.Lapierre, A.Borga, A.Coigny COOL Racing ORECA/Gibson 124 5 Laps
6 LMP2 T.Laurent, A.Negrao, P.Ragues Signatech Alpine Elf Alpine/Gibson 124 5 Laps
7 LMP2 F.van Eerd, G.van der Garde, J.van Uitert Racing Team Nederland ORECA/Gibson 124 5 Laps
8 LMP2 H-Pin Tung, G.Aubry, W.Stevens Jackie Chan DC Racing ORECA/Gibson 124 5 Laps
9 LMP2 R.Gonzalez, A.Davidson, A.F.da Costa JOTA ORECA/Gibson 124 5 Laps
10 LMP1 B.Senna, G.Menezes, N.Nato Rebellion Racing Rebellion/Gibson 123 6 Laps
11 LMP2 R.Lacorte, A.Belicchi, G.Sernagiotto Cetilar Racing Dallara/Gibson 122 7 Laps
12 LMP2 M.Patterson, K.Yamashita, A.Fjordbach High Class Racing ORECA/Gibson 122 7 Laps
13 GTE Pro G.Bruni, R.Lietz Porsche GT Team Porsche 115 14 Laps
14 GTE Pro M.Christensen, K.Estre Porsche GT Team Porsche 115 14 Laps
15 GTE Pro A.Lynn, M.Martin Aston Martin Racing Aston Martin 115 14 Laps
16 GTE Pro J.Calado, A.P.Guidi AF Corse Ferrari 115 14 Laps
17 GTE Pro M.Sorensen, N.Thiim Aston Martin Racing Aston Martin 114 15 Laps
18 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, N.Nielsen AF Corse Ferrari 114 15 Laps
19 GTE Am P.D.Lana, D.Turner, R.Gunn Aston Martin Racing Aston Martin 113 16 Laps
20 GTE Am M.Ishikawa, O.Beretta, K.Cozzolino MR Racing Ferrari 113 16 Laps
21 GTE Am M.Wainwright, A.Watson, B.Barker Gulf Racing Porsche 113 16 Laps
22 GTE Am C.Ried, M.Campbell, R.Pera Dempsey-Proton Racing Porsche 113 16 Laps
23 GTE Am E.Perfetti, D.Kolkmann, M.Cairoli Team Project 1 Porsche 113 16 Laps
24 GTE Am S.Yoluc, C.Eastwood, J.Adam TF Sport Aston Martin 113 16 Laps
25 GTE Am B.Grimes, J.Mowlem, C.Hollings Red River Sport Ferrari 113 16 Laps
26 GTE Am T.Flohr, F.Castellacci, G.Fisichella AF Corse Ferrari 113 16 Laps
27 GTE Am B.Keating, F.Fraga, J.Bleekemolen Team Project 1 Porsche 112 17 Laps
28 LMP1 M.Simpson, O.Jarvis, G.Smith Team LNT Ginetta/AER 112 17 Laps
29 GTE Am T.Preining, G.Giraudi, R.Sanchez Dempsey-Proton Racing Porsche 111 18 Laps
GTE Pro D.Rigon, M.Molina AF Corse Ferrari 54 Retirement
LMP2 P.Hanson, F.Albuquerque, P.Di Resta United Autosports ORECA/Gibson 2 Retirement

EB – www.autoracing.com.br

Tags
bruno senna, endurance, rebellion, silverstone, toyota, wec

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1394990003897405’); // Insert your pixel ID here.
fbq(‘track’, ‘PageView’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: R7

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!