fbpx

XP lança cartão de crédito com “investback” e juros menores que a média de mercado

Cartão XP

SÃO PAULO – Com o objetivo de ampliar o alcance do seu ecossistema financeiro, a XP lançou nesta quarta-feira (10) o cartão de crédito XP Visa Infinite para sua base de clientes.

Os principais diferenciais do produto são os juros abaixo da média do mercado e o chamado “investback”, que retorna 1% do valor de todas as compras pagas com o cartão para os consumidores na forma de investimento.

“Temos cerca de 3 milhões de clientes com R$ 700 bilhões em custódia. Na média, eles possuem mais ou menos metade da sua liquidez na XP”, explicou Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc. O restante dos recursos os investidores, em geral, mantêm nos bancos tradicionais, em que possuem conta corrente e fazem sua movimentação financeira mensal.

A intenção, ao oferecer facilidades adicionais como o cartão de crédito, é estimular os clientes a migrar parcelas cada vez maiores dos seus recursos para a XP. Por isso, além do novo produto, estão previstos os lançamentos de conta digital e cartão de débito ainda em 2021.

O cartão de crédito da XP começou a ser testado por funcionários, agentes autônomos e um grupo restrito de clientes em 2020. Atualmente, já existem cerca de 35 mil sendo utilizados. De acordo com Bruno Guarnieri, head de Produtos Digitais da XP, os clientes com o cartão incrementaram seus investimentos na casa em 10 pontos percentuais.

“Não queremos ganhar dinheiro com o cartão da forma como os bancos tradicionais ganham”, disse Guarnieri. Não há, por exemplo, cobrança de anuidade no produto.

Juros

Além disso, as taxas de juros associadas ao cartão serão menores que a média praticada no mercado, chegando à metade. No rotativo, a taxa média da XP é de 5,9% ao mês e no parcelado, de 3,9%.

A expectativa, segundo Benchimol, é conseguir reduzir os juros ainda mais. Ele estima que, em algumas segmentações, o custo poderá chegar a 2% ao mês.

De acordo com os dados mais recentes apurados pelo Banco Central, de janeiro deste ano, a taxa média do mercado para o rotativo está em 10,01% ao mês e a do parcelado, em 6,80%.

Guarnieri explicou que o que permite à XP praticar taxas menores é o modelo colateralizado. “O limite do cartão será estabelecido conforme o volume de investimentos mantido na corretora”, disse. De início, o foco do cartão são os clientes com carteiras a partir de R$ 50 mil. Até o fim de 2021, o produto deverá estar disponível para toda a base.

Leia também:

Investback

Qualquer compra realizada com o cartão da XP dá direito ao retorno de 1% do valor para o cliente. O investback é automaticamente direcionado para um fundo com remuneração equivalente à taxa do CDI.

Dali, o valor pode ser resgatado, transferido para outros produtos ou ainda gasto em novas compras em um marketplace criado pela instituição.

O marketplace reúne atualmente 25 parceiros e poderá ser acessado pelo aplicativo associado ao cartão. A vantagem de realizar compras nessas lojas é o fato de elas proporcionarem um investback adicional de 2% a 10%, dependendo do produto.

Todo o relacionamento do cliente, desde a ativação, se dá por meio do aplicativo. “É um produto 100% mobile only que foi desenvolvido em tempo recorde pelas squads de tecnologia e negócios e chega ao mercado como um cartão pensado para o investidor”, disse Guarnieri.

O objetivo é assegurar uma experiência diferente e efetiva para os usuários. Até agora, cerca de 60% das pessoas que receberam o cartão realizaram a ativação – e entre 18% e 20% realizaram a primeira compra já na sequência.

“Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no Brasil, assim como fizemos com os investimentos”, afirmou Benchimol, para quem o segmento de cartões ainda apresenta “absurdos” que aos poucos deixaram de ser vistos no mundo dos investimentos.

O Cartão XP Visa Infinite é aceito nas principais wallets e dá direito à emissão de até seis cartões adicionais. Também oferece funcionalidades como seguro de emergência médica internacional, seguro para locação de veículo e concierge por chat ou telefone para dicas de presentes, restaurantes e roteiros de viagens.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais