Acesse também o material de estudo!
A Controladoria-Geral do Estado de São Paulo (CGE SP) terá oficialmente um edital de concurso público em 2025!
Em entrevista exclusiva à Thaís Mendes, jornalista do Estratégia, o controlador-geral Wagner Rosário confirmou que, segundo planejamento, a abertura do concurso está prevista para agosto deste ano.
Wagner ressaltou que a previsão é de conclusão do certame em um pouco mais de um ano, com provas em outubro ou novembro e posses em março de 2026. Este cronograma, no entanto, ainda pode sofrer alterações.
“O cronograma ainda não está fechado, mas o nosso plano é esse, posse em março do ano que vem. O edital deve sair uns 2 ou 3 meses antes da prova, e essa ser uns 4 ou 5 meses antes da nomeação. Alterações podem acontecer até a equipe fechar [o cronograma], mas não deve variar muito disso não.”, declarou.
Já sobre as áreas específicas do cargo de Auditor Estadual de Controle, o controlador afirmou que ainda não foram totalmente definidas.
No entanto, ele já confirmou que o edital terá, pelo menos, a área de Tecnologia da Informação e a Geral, e ainda disse que o concurso CGE SP seguirá os parâmetros do último certame da CGU.
Vale lembrar que, na época da realização do último edital da CGU, Wagner Rosário era ministro da pasta e escolheu a Fundação Getúlio Vargas – FGV como banca organizadora.
Publicada lei que cria carreira do concurso CGE SP
Em dezembro de 2024, a CGE SP publicou oficialmente a Lei Complementar nº 1.419, que institui a nova carreira de Auditor. A medida ainda reorganiza a gestão da Controladoria.
Dessa forma, o certame se torna viável, uma vez que o novo cargo precisa ser preenchido para a realização de atividades de alta complexidade.
A partir dessa lei, foram criadas cerca de 350 vagas para o cargo de Auditor Estadual de Controle. A carreira é composta por quatro níveis e quatro categorias. Entretanto, a previsão é de que o novo edital oferte 200 vagas.
Todos os futuros servidores ingressarão inicialmente na categoria 1 do nível I, com remuneração inicial de R$ 17,8 mil.
Além disso, os auditores terão jornadas de trabalho de 40 horas semanais e desempenharão atribuições como planejamento orçamentário, supervisão, coordenação, orientação e execução de atividades de auditoria governamental.
No que se refere ao trabalho desenvolvido no Sistema de Corregedoria do Poder Executivo, os auditores atuarão em atividades relacionadas à prevenção e à apuração de irregularidades.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso CGE SP, que teve o edital confirmado para agosto, não deixe de conferir nosso artigo completo:
Mais informações do concurso CGE SP
Quer estudar para o concurso CGE SP?
Concursos Públicos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos