Fique por dentro – Cargo de Técnico exigirá nível superior?

Acesse também o material de estudo!


Após manter exigência de nível médio para o cargo de Técnico do Seguro Social, do INSS, uma nova reunião pautou novamente a possibilidade da carreira exigir nível superior.

O encontro foi marcado justamente pela paralisação nacional dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que se iniciou no dia 16 de junho.

Como uma das reivindicações, a mudança de formação para Técnico tem sido veementemente pedido pelos profissionais do Instituto, que acreditam o nível superior ser o que está “mais de acordo com suas atribuições”.

No entanto, o governo mantém a inviabilidade da medida, com argumentos de que a pauta “vai em contradição de incorporação da GDASS ao VB, atualmente inferior ao salário-mínimo.”

Isto é, mesmo recusando a proposta, o Ministério da Gestão também propõe estabelecer 20 níveis (padrões) para a carreira. Em resposta, o sindicato afirmou que a proposta não atende às pautas da categoria.

Concurso INSS Cargo de Técnico exigirá nível superior?

Anteriormente, o MGI enviou um ofício à FENASPS com propostas de melhorias para a Carreira do Seguro Social, em resposta às várias reivindicações apresentadas pela Federação.

Confira abaixo alguns pontos elencados na proposta do governo:

  • Reajuste – As tabelas serão corrigidas em 9,0% em janeiro 2025 e 3,5% em maio de 2026;
  • Redução da diferença salarial entre Técnico e Analista – A distância salarial entre o Cargo de Técnico e o de Analista do Seguro Social encontra-se dentro dos padrões praticados em outras carreiras
  • Tabela com 20 níveis (padrões) – As novas tabelas propostas constarão com 20 padrões.
  • Exigência de nível superior para o cargo de Técnico do Seguro Social – As diretrizes de carreiras e o entendimento técnico do Órgão Central do SIPEC partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida.

A exigência do sindicato inclui não apenas a mudança de escolaridade do cargo, mas também a contratação urgente de novos servidores e modernização dos sistemas para uma melhor condição de trabalho nas agências.

A FENASPS também enfatiza a necessidade de se implementar medidas que visem a valorização dos trabalhadores do INSS, reconhecendo a importância de seu papel na garantia dos direitos previdenciários dos cidadãos brasileiros.

Ademais, o último concurso público do INSS foi prorrogado até 04 de maio de 2025. Nesse prazo, a autarquia espera nomear mais candidatos aprovados no cadastro de reserva.

Até o momento, foram duas convocações, sendo a primeira para as mil vagas imediatas e a segunda para 276 excedentes no sentido de reduzir as enormes filas de atendimento no Instituto.

Para saber mais sobre as informações das Carreiras do Concurso INSS, além de nível superior para técnico, acesse agora mesmo o link abaixo!

Saiba mais: concurso INSS


Cursos para o concurso INSS:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *