Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – CNU – Falta de apoio próximo

Acesse também o material de estudo!


O presente artigo visa dissertar sobre falta de apoio próximo, para o Concurso Nacional Unificado (CNU).

Então, pontua-se que o CNU está na sua segunda edição, e é o maior dos concursos da história do Brasil.

Assim, o concurso irá oferecer 3.652 vagas, sendo 2.480 delas imediatas. Ainda, elas serão distribuídas entre diversas localidades da Federação, escolaridades e formações, específicas ou não, e órgãos públicos.

Quanto à banca examinadora, será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quanto às provas, a objetiva está prevista para 05/10/2025 e a dissertativa, aplicada para os aprovados na objetiva, para 07/12/2025.

Falta de empatia das pessoas próximas

Iniciando a análise para CNU – Falta de apoio próximo, aborda-se a falta de empatia das pessoas que convivem com o candidato.

Geralmente, os familiares, amigos e pessoas que convivem com um concurseiro não compartilham com ele o fato de prestar concursos.

Desse modo, não vivem na pele a necessidade de estudo exaustivo e constante, inclusive nas horas vagas. Ou da ansiedade pelos gabaritos, recursos e pela aprovação.

Enquanto muitas das pessoas próximas prestaram concurso uma vez na vida e não tiveram sucesso, muitos nunca prestaram concurso. Além disso, a maioria das pessoas não faz um estudo contínuo, além do nível médio ou superior.

Ademais, muitas pessoas possuem visão negativa do serviço público, como algo burocrático ou corrupto. 

Assim, as pessoas próximas têm muita dificuldade para se identificar com os estudantes de concurso, e isso facilita críticas, falta de apoio e empatia.

CNU – Falta de apoio próximo –  Limites para quem desmotiva

Continuando a analisar o tema CNU – Falta de apoio próximo, o tema são limites para quem desmotiva quem estuda para concursos.

Às vezes, a falta de empatia pode tomar proporções maiores. Assim, é comum que pessoas ao redor de candidatos digam frases como: “Isso não dá futuro”, “Vai arrumar um emprego de verdade” ou “Fulano já passou, por que você ainda não?”

Ainda, podem querer atrapalhar seu tempo de estudo, ou com barulhos externos, ou com convites para sair. Também, podem proferir frases como “Lá vem o concurseiro antissocial” ou “Vamos sair hoje, isso não vai te matar”.

Dessa forma, esse tipo de frase é invasiva. Isso porque o concurseiro é um adulto, exercendo uma escolha própria, e que envolve, sim, um futuro bom e estável. E a jornada é árdua, porém, é uma escolha pessoal.

Assim, não deve haver interferência em uma escolha pessoal, por terceiros, ainda mais com sarcasmo ou duras críticas. Ainda mais quando o próprio concurseiro não faz tais críticas às pessoas ao seu redor.

Então, quando a situação  passar dos limites, o concurseiro deve se defender alegando liberdade de escolha e respeito por parte das pessoas ao seu redor. Ainda mais por se tratar de pessoas que apresentam laços de afeição, como familiares e amigos.

CNU – Falta de apoio próximo – Solidão na jornada

Prosseguindo com o artigo “CNU – Falta de apoio próximo”, aborda-se a solidão na jornada dos estudos para concursos.

Devido à baixa empatia das pessoas próximas, o concurseiro acaba tendo que percorrer seu caminho sozinho na maior parte do tempo.

Então, isso acaba dificultando a jornada de estudos. Ademais, é uma jornada longa e árdua, que envolve ansiedade, exaustão, falta de tempo e sacrifício de folgas, feriados e finais de semana. E não ter com quem conversar, desabafar e compartilhar experiências pode ser bem difícil.

Então, uma boa dica pode ser fazer amizades com pessoas que também fazem concursos públicos. Isso pode ocorrer online, na internet, ou presencialmente, em provas de concursos. Assim, o problema da solidão pode ser amenizado. 

CNU – Falta de apoio próximo – Validando os próprios sonhos

Finalizando o tema CNU – Falta de apoio próximo, o assunto é validando os próprios sonhos.

Sempre é bom ter em mente que quem valida seus sonhos é a própria pessoa. Assim, independente da dificuldade, ou do tamanho da jornada, apenas o próprio indivíduo pode decidir no que acreditar ou não.

Assim, a aprovação em concurso é algo difícil, porém, na maioria dos concursos, todas as vagas são preenchidas. Então, não é uma façanha impossível de se realizar.

Além disso, são inúmeras as entrevistas e os relatos dos aprovados. Muitos tiveram  dificuldades diversas, mas é bem motivador ouví-los, como combustível em sua caminhada.

No final da jornada, apesar da falta de empatia, às vezes com pouco limite, e de toda a solidão, a vitória silenciosa é algo revigorante. Atingir a grande meta, ser nomeado no cargo dos sonhos, ter estabilidade no emprego, é algo que não tem preço.

Portanto, não desista, apesar dos pesares. Além disso, tente ter empatia com quem não te entende. O final da jornada é compensador.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile