Acesse também o material de estudo!
Sem concurso para nível médio desde 2015, o Tribunal de Contas da União – TCU pode ter um novo edital para Técnico Federal de Controle Externo, ainda esse ano!
Em contato com fontes internas do Tribunal de Contas da União, fomos informados acerca da intenção do órgão em publicar um novo concurso para o referido cargo em 2025.
Sabemos que quem se antecipa nos estudos para concursos tem vantagem frente à concorrência. Assim, se preparar com base no último certame é uma alternativa enquanto um edital atualizado não é publicado.
Mas você sabe como foi a seleção para o cargo? Separamos aqui as principais informações. Acompanhe!

Saiba como foi o último edital de Técnico do concurso TCU
O último concurso do TCU destinado ao cargo de Técnico Federal de Controle Externo aconteceu em 2015, com organização do Cespe, atual Cebraspe.
Na ocasião, foram ofertadas 42 vagas para a área de Apoio Técnico e Administrativo – Especialidade Técnica Administrativa, com um total de 38.723 inscritos.
Etapas de prova
A avaliação dos candidatos se deu através das seguintes etapas:
- a) primeira etapa: provas objetivas e provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cespe;
- b) segunda etapa: Programa de Formação, de caráter eliminatório, de responsabilidade do TCU.
Vale ressaltar que as provas discursivas foram aplicadas concomitantemente, sendo: P1 e P3 no turno da manhã, com 3 horas de duração, e P2 e P4 no turno da tarde, também com 3 horas de duração.
As provas objetivas, as provas discursivas e a perícia médica (PcD) foram realizadas nas cidades de Rio Branco/AC, Manaus/AM, Salvador/BA, Brasília/DF, São Luís/MA, Cuiabá/MT, Belém/PA, Recife/PE, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
Já o Programa de Formação foi realizado somente em Brasília/DF.
Prova objetiva
Essa etapa foi composta por 100 questões do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 50 de conhecimentos específicos.
- Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa
- Direito Constitucional
- Noções de Informática
- Atualidades
- Conhecimentos específicos
- Direito Administrativo
- Execução Orçamentária e Financeira
- Controle Externo
- Noções de Administração
Foi reprovado o candidato que se enquadrasse em pelo menos um dos itens a seguir:
- a) nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1;
- b) nota inferior a 15,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2;
- c) nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas
Prova discursiva
As provas discursivas P3 e P4 valeram um total de 30,00 pontos e consistiram de:
- a) prova discursiva P3 – uma questão no valor de 5,00 pontos, a ser respondida em até 10 linhas, acerca dos conhecimentos básicos e uma questão no valor de 5,00 pontos, a ser respondida em até 10 linhas acerca dos conhecimentos específicos;
- b) prova discursiva P4 – uma peça de natureza técnica no valor de 20,00 pontos, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos.
Programa de formação
O Programa de Formação, realizado pelo Instituto Serzedello Corrêa, teve a duração mínima de 60 horas, sendo regido por edital e regulamento próprios.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso TCU, além do último edital do cargo de Técnico, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do concurso TCU
Quer estudar para o concurso TCU?
Concurso TCU
Prepare-se para o Tribunal de Contas da União!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos