Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Como solicitar condição especial na hora da inscrição para Escrevente TJ SP?

Acesse também o material de estudo!


Confira os prazos para solicitar condição especial para escrevente!

O novo concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP) para o cargo de escrevente técnico judiciário traz vagas em cadastro de reserva (CR).

Com requisito de nível médio, o cargo conta com inicial de R$ 6.345,94 mais benefícios.

Com inscrições abertas até 22 de setembro, os candidatos precisam estar cientes das informações do edital, caso queiram solicitar condição especial na hora da prova, prevista para 7 de dezembro.

Por isso, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Como solicitar condição especial na prova?

O candidato que necessitar de CONDIÇÃO ESPECIAL para a realização das provas, ainda que não inscrito(a) como pessoa com deficiência, deverá realizar o pedido durante o período de inscrições, conforme especificado abaixo:

a) acessar o link no site da Fundação VUNESP;
b) durante o preenchimento da ficha de inscrição, no campo “Condição Especial”, especificar as condições especiais de que necessita, seguindo as instruções ali indicadas, e enviar o laudo médico e/ou a documentação comprobatória que justifique a condição especial solicitada.

Para o envio do laudo médico e/ou da documentação comprobatória:

a) após o preenchimento da ficha de inscrição, acessar a “área do candidato”, selecionar o link “Envio de Documentos” no campo próprio de “Requerimento para Atendimento com Condição Especial” e realizar o envio do laudo médico e/ou da documentação comprobatória, por meio digital (upload);
a1) o laudo médico e/ou a documentação comprobatória deverá ser digitalizado com tamanho de até 2 MB e em uma das seguintes extensões: “pdf” ou “png” ou “jpg” ou “jpeg”.

Importante! O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito a análise de viabilidade e razoabilidade do pedido por parte da Fundação VUNESP.

O envio da documentação comprobatória para fins de solicitação da condição especial não se confunde com o encaminhamento dos documentos para inscrição como pessoas com deficiência.

Prazos

  • Solicitação – durante período de inscrições (de 13 de agosto até 22 de setembro)
  • A divulgação da relação de deferimento e de indeferimento será divulgada na data prevista de 14/10/2025;
  • O candidato com solicitação indeferida poderá interpor recurso no período de 15 a 19/10/2025;
  • A relação definitiva das solicitações relativas à condição especial será divulgada no site, na data de 30/10/2025.

Aos candidatos com deficiência visual – condição especial

Serão preparadas provas no sistema braile, desde que solicitadas dentro do período das inscrições. Nas provas, suas respostas deverão ser transcritas em braile e para a folha de respostas por um fiscal designado para tal finalidade.

Os candidatos deverão levar para esse fim, no dia da aplicação das provas, reglete e punção, podendo ainda utilizarem-se de soroban.

À pessoa com deficiência visual (amblíope) que solicitar provas especiais ampliadas, serão oferecidos cadernos de questões com tamanho de letra correspondente à fonte 16 ou 20 ou 24 ou 28, devendo o candidato indicar na ficha de inscrição dentre esses tamanhos de letras o que melhor se adequa à sua necessidade.

A fonte 28 é o tamanho máximo para ampliação. Solicitações de ampliação com fontes maiores do que 28 não serão atendidas, e a ampliação será disponibilizada na fonte 28. A ampliação oferecida é limitada ao caderno de questões. A folha de respostas e outros documentos utilizados durante a aplicação não serão ampliados. O candidato que necessitar, deverá solicitar o auxílio de um fiscal para efetuar a transcrição das respostas para a folha de respostas.

Ao candidato com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) que solicitar prova especial por meio da utilização de software, será disponibilizado o NVDA.

Na hipótese de serem verificados problemas técnicos no computador e/ou software, será disponibilizado ao candidato fiscal ledor para leitura de suas provas.

Ao candidato com deficiência auditiva – condição especial

Desde que solicitado dentro do período das inscrições, será disponibilizado um fiscal intérprete de LIBRAS.

Caso o candidato use aparelho auditivo, deverá constar, expressamente, essa utilização no parecer do médico especialista, bem como informado na ficha de inscrição.

Ao candidato com deficiência física – condição especial

Deverá, obrigatoriamente, solicitar – na ficha de inscrição – se necessitará de:

a) mobiliário adaptado;
b) auxílio no manuseio das provas e transcrição de respostas.

O tempo para a realização das provas poderá ser diferente, desde que conste expressamente em laudo médico a ser encaminhado nos moldes do edital, com justificativa devidamente acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, não podendo, entretanto, este tempo adicional ultrapassar 60 minutos.

Para saber além da condição especial para escrevente, acesse: Concurso TJ SP 2025

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso TJ SP?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile