Fique por dentro – Concurso PM BA terá novo edital até o final do ano!

Acesse também o material de estudo!


O concurso público da Polícia Militar da Bahia (PM BA) terá um novo edital publicado até o final de 2025.

De acordo com o coronel Cel Magalhães, durante entrevista ao podcast da PM BA “Nossa Força”, a expectativa é de que seja aberto um novo certame.

Magalhães ressaltou que o próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou a publicação de um novo edital até o fim do ano.

Ele ainda mencionou a convocação dos 1.191 aprovados do último concurso PM BA, realizado em 2024.

Esta informação, no entanto, já havia sido confirmado por Jerônimo no dia 08 de abril, quando o governador foi ao podcast “Fala, Jero” e anunciou a medida.

Apesar de uma nova previsão, informações como o número de vagas, cargos e demais detalhes não foram divulgadas.

Vale lembrar que o último edital ofertou 100 vagas imediatas para Oficial, carreira que exige nível médio e CNH “B” e é detentora de salário inicial de R$ 3.507,78.

Concurso PM BA terá novo edital até o final do ano!
Concurso PM BA terá novo edital até o final do ano!

Prepare-se para o novo concurso PM BA!

Para iniciar o seu preparo e se dar bem em um novo concurso PM BA, uma das estratégias é conhecer mais sobre as últimas etapas de prova. Confira:

  • 1ª Etapa: Prova Objetiva e Prova Discursiva – Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª Etapa: Exame médico-odontológico, Avaliação Psicológica, Avaliação Física e Investigação Social, Exame Documental, de caráter eliminatório.

Prova objetiva

A Etapa de Prova de Conhecimentos consistiu na aplicação de uma Prova Objetiva, composta de 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas e uma única correta.

  • Língua Portuguesa – 20
  • Língua Inglesa – 05
  • Ciências Humanas – 20
  • Matemática – 10
  • Informática – 05
  • Direito – 20

A Prova Objetiva foi apurada na escala de 0 a 100 pontos. Para cada questão foi atribuído o peso de 1.25, sendo habilitado o candidato que obteve nota igual ou superior a 60,00 pontos e não obteve nota zero em qualquer uma das disciplinas que integram a prova.

Prova discursiva

A Prova Discursiva (Redação) é de caráter eliminatório e classificatório e consistiu de uma questão dissertativa que versou sobre tema da realidade histórico-cultural contemporânea, em cuja redação o candidato teve que evidenciar o domínio da Língua Portuguesa.

A redação teve que conter de 20 a 30 linhas e será avaliada na escala de 0 a 100,00 pontos, considerando-se habilitado o candidato que obteve nota igual ou superior a 50,00 pontos, conforme critérios abaixo:

Prova discursiva do concurso PM BA
Prova discursiva do concurso PM BA

Quer saber mais informações sobre o concurso PM BA, além do novo edital? Então, confira o nosso artigo completo!

Saiba mais: Concurso Polícia Militar BA


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

.

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *