Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – CR zerado impulsiona novo edital

Acesse também o material de estudo!


Um novo edital de concurso da Petrobras está prestes a ser realizado em 2026, uma vez que diversos fatores, como CR zerado, sinalizam a necessidade de preenchimento.

O último certame para nível superior, realizado em 2021, teve o cadastro reserva (CR) completamente zerado através de convocações e respectivas nomeações.

Com isso, é evidente que o quadro profissional da Petrobras precisará, iminentemente, de um novo concurso para suprir a demanda de pessoal especializado.

Este último certame, inclusive, já teve a validade até vencida e a empresa não conta com um banco de candidatos para futuras convocações.

Diante dessa premissa, a chance de ter um novo concurso Petrobras em 2026 é enorme, ainda mais com a medida prevista em cronograma da banca.

A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Cesgranrio, Jairo Henrique Pereira, empresa responsável pelo concurso da Petrobras.

Ele disse, em entrevista no dia 13 de janeiro, que um novo edital já está inserido em seu cronograma para 2026.

“Temos um contrato em vigor com a Petrobras até 2028 e estamos preparados para realizar o concurso ainda este ano”, afirmou Jairo.

Segundo Jairo, a banca já conta com a estrutura e o planejamento necessário para a concretização do novo concurso Petrobras em 2026. “Se a Petrobras nos acionar hoje e disser ‘vamos fazer mês que vem’, estamos prontos. Essa seleção faz parte do nosso portfólio para 2026”

Apesar da fala do presidente, não houve, até o momento, um anúncio oficial da Petrobras sobre a realização de um novo edital.

Confira os outros pontos que sinalizam a necessidade de novos concursos na Petrobras

  • PDV: o novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que deve desligar cerca de 1.100 empregados neste ano de 2026, havendo a necessidade de preenchimento destas vagas.
  • Política econômica do governo: a atual gestão prevê uma Petrobras mais robusta, com investimentos superiores a US$ 73 bilhões no setor.
  • Redução do quadro de funcionários: atualmente, a força de trabalho da estatal é 50% menor em comparação a anos anteriores, o que pode demandar novas contratações.
  • Transição energética: a necessidade de inovação e adaptação às novas demandas do setor pode impulsionar a busca por novos profissionais.
  • Expansão para novas fronteiras: o avanço da exploração na Margem Equatorial abre espaço para a ampliação das operações, aumentando a necessidade de mão de obra qualificada.

Para acompanhar esses e outros detalhes do novo edital Petrobras, último concurso, dentre outros assuntos, além de um certame em 2026, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você!

Saiba mais: Concurso Petrobras


Cursos para o edital do concurso Petrobras

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile