Fique por dentro – FGV é a banca do CNU; 300 vagas!

Acesse também o material de estudo!


Concurso INSS no CNU terá vagas para Analista do Seguro Social

A banca organizadora da nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) e, consequentemente, do INSS, será a Fundação Getúlio Vagas (FGV).

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (5), através do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP):

Concurso INSS 2025: FGV é a banca do CNU; 300 vagas!

Pouco tempo depois, a informação foi oficializada pelo Ministério da Gestão e da Inovação – MGI por meio de suas redes sociais:

Imagem: reprodução Instagram @gestaogovbr

“Agora é oficial: o CPNU 2 já tem banca organizadora definida. A responsável por aplicar as provas em todo o país será a Fundação Getúlio Vargas.
Com esse anúncio, a segunda edição do Concurso Nacional dá mais um passo importante. Fique de olho nas próximas etapas e intensifique a preparação!”

Lembrando que, para o INSS, foram autorizadas 300 vagas imediatas para Analista do Seguro Social, cargo de nível superior em diversas áreas de formação (ainda não divulgadas).

Conheça o perfil de prova da banca FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi responsável pelos últimos concursos de carreira de alto nível, como as provas para o cargo de auditor da Receita Federal do Brasil, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União, além de concursos de diversos níveis presentes também em seu histórico.

Assim, a banca costuma trabalhar com de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, e questões discursivas para desempatar a nota, em algumas provas. Então, a dificuldade das questões é grande, no conteúdo delas em si. Por vezes, o edital aborda pontos bem específicos e pouco explorados.

Até matérias básicas como a língua portuguesa acabam tendo uma cobrança diferenciada e peculiar pela FGV. Dessa forma, a banca usa poucos textos de leitura, e com enunciados curtos de entendimento complexo. Ademais, a cobrança de tecnologia da informação costuma ser bem avançada e complexa. Por vezes, professores renomados por vezes discordam da banca, ou não concordam entre si quanto ao gabarito.

Com isso, a nota de corte das provas costuma ser baixa, próximo a 7,0, e por vezes, o número de vagas acaba não sendo totalmente preenchido.


Para ficar por dentro de todas as informações sobre o próximo concurso INSS no CNU, que será organizado pela FGV, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Saiba mais: Concurso INSS


Assinaturas e cursos para o edital do concurso INSS 2025:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *