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Introdução
Depois de uma longa espera, vamos retomar os temas de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação (TI). No artigo de hoje, você vai aprender conosco os principais pontos do Capability Maturity Model Integration (CMMI) V3.0.
O CMMI V3.0 é uma atualização recente do modelo. Com esta leitura, você sairá na frente do seu concorrente, pois não há tantos materiais sobre o tópico produzidos para concursos.
Justamente por esse motivo, optamos por abordar o CMMI V3.0 no artigo de hoje, apostando no fato de que será novidade para a maioria dos nossos leitores. Veja agora o que você vai aprender conosco nesta publicação:
- O que é o CMMI?
- Áreas de Categoria do CMMI V3.0
- Áreas de Capacidade do CMMI V3.0
- Domínios do CMMI V3.0
- Áreas de Prática do CMMI V3.0
- Níveis de Maturidade do CMMI V3.0
- Mapa Mental
Recomendamos a leitura aos concurseiros da área de TI, principalmente aos que pretendem fazer provas específicas da área de Controle. Porém, se você não faz parte desse grupo e deseja continuar conosco, fique à vontade, pois você é sempre bem-vindo por aqui.
Preparamos um artigo curtinho e esquematizado, para otimizar bastante o seu estudo para concursos. Além de comprometido e dedicado, você é um ser humano extremamente ocupado e não pode perder tempo de jeito nenhum. Portanto, chega de papo e vamos lá!
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
O que é o CMMI?
Primeiramente, o CMMI é um modelo de maturidade e capacidade para organizações. De forma breve, ele possibilita uma espécie de categorização das empresas, enquadrando-as em níveis, de acordo com a estruturação dos seus processos.
Na prática, os processos das empresas passam por uma espécie de auditoria para receber tal categorização. Em outras palavras, alguém visita a organização e avalia com rigidez se os processos são feitos de maneira desordenada, gerenciada, definida etc.
O grau de estruturação dos processos, de uma maneira geral, irá definir a categoria em que a empresa se encontra no momento. Porém, isso não significa que ela irá permanecer estagnada na mesma categoria até o fim dos tempos.
Os processos sofrem modificações durante o seu ciclo de vida. Assim, nada impede que a empresa passe por uma nova reavaliação de sua categoria após uma fase de evolução dos seus processos.
Momento Curiosidade: o CMMI é mantido pela Information Systems Audit and Control Association (ISACA). Como a própria tradução diz, a ISACA está ligada ao controle e à auditoria. Isso faz com que o CMMI seja uma aposta frequente para as provas de Controladorias e Tribunais de Contas.
Mais Curiosidade: o CMMI V3.0 foi lançado no ano 2023, enquanto o CMMI V2.2 (release anterior) é do ano 2021. Observe que existe uma diferença de 2 anos entre as versões, tempo relativamente pequeno para atualizações de modelos desse porte.
Áreas de Categoria do CMMI V3.0
O CMMI V3.0 é composto por 4 áreas de categoria, que se relacionam e definem práticas para a melhoria de performance nas atividades de uma organização.
Atenção: Optamos por traduzir as nomenclaturas da versão original em todo o artigo, pois o CMMI V3.0 é recente e há poucos materiais disponíveis em português para os alunos. Porém, tenha em mente que os termos apresentados podem sofrer variações, como em qualquer tradução.
Áreas de Capacidade do CMMI V3.0
O CMMI V3.0 é composto por 12 áreas de capacidade, enquadradas nas áreas de categoria previamente apresentadas. As áreas de capacidade são grupos lógicos de práticas comuns e relacionadas que as organizações encontram no desenvolvimento ou entrega de produto ou serviço.
Domínios do CMMI V3.0
O CMMI V3.0 é composto por 8 domínios, que podem agrupar as áreas de prática (veremos na próxima seção). Talvez ainda esteja muito abstrato na sua mente, mas você verá mais adiante que os conceitos estão interligados.
Áreas de Prática do CMMI V3.0
O CMMI V3.0 se compõe de 31 áreas de prática, que podem ou não estar subdivididas dentro dos domínios que mencionamos anteriormente. Nesse sentido, algumas delas são marcadas como principais/gerais pelo próprio CMMI, sem nenhum domínio associado.
ÁREAS DE PRÁTICA | DOMÍNIOS |
---|---|
Análise Causal e Resolução | X |
Análise de Decisão e Resolução | X |
Capacitação da Força de Trabalho | Pessoas |
Continuidade | Serviços |
Controle e Monitoramento | X |
Desenvolvimento de Ativos de Processo | X |
Estimativa | X |
Garantia de Qualidade do Processo | X |
Gerenciamento de Ameaças e Vulnerabilidades de Segurança | Segurança |
Gerenciamento de Configuração | X |
Gerenciamento de Contratos de Fornecedores | Fornecedores |
Gerenciamento de Dados | Dados |
Gerenciamento de Entrega de Serviços | Serviços |
Gerenciamento de Performance e Gestão | X |
Gerenciamento de Processos | X |
Gerenciamento de Riscos e Oportunidades | X |
Gerenciamento de Serviços Estratégicos | Serviços |
Gerenciamento e Desenvolvimento de Requisitos | X |
Governança | X |
Habilitação da Proteção | Proteção |
Habilitação da Segurança | Segurança |
Habilitação do Trabalho Virtual | Virtual |
Infraestrutura de Implementação | X |
Integração do Produto | Desenvolvimento |
Planejamento | X |
Qualidade dos Dados | Dados |
Resolução de Incidentes e Prevenção | Serviços |
Revisões em Pares | X |
Solução Técnica | Desenvolvimento |
Treinamento Organizacional | X |
Verificação e Validação | X |
Níveis de Maturidade do CMMI V3.0
O CMMI V3.0 contém 5 níveis de maturidade. O nível mais baixo representa pouca ou nenhuma maturidade nos processos organizacionais, enquanto o nível mais alto representa maturidade elevada.
Para uma empresa obter um nível de maturidade do CMMI para um determinado domínio, as 17 áreas de prática principais devem satisfazer o nível de maturidade desejado, além das áreas de prática específicas de cada domínio.
Nós apresentamos as áreas de prática (principais e específicas), bem como as relações com seus respectivos domínios (quando se aplicar), na seção anterior. Vamos ver um exemplo para clarificar a sua mente.
Exemplo: Caso a empresa deseje obter o nível de maturidade 3 – Definido para o domínio Desenvolvimento, deverá implementar as 17 áreas de prática principais e as 2 áreas de prática específicas do domínio (Integração do Produto e Solução Técnica).
1) Análise Causal e Resolução
2) Análise de Decisão e Resolução
3) Controle e Monitoramento
4) Desenvolvimento de Ativos de Processo
5) Estimativa
6) Garantia de Qualidade do Processo
7) Gerenciamento de Configuração
8) Gerenciamento de Performance e Gestão
9) Gerenciamento de Processos
10) Gerenciamento de Riscos e Oportunidades
11) Gerenciamento e Desenvolvimento de Requisitos
12) Governança
13) Infraestrutura de Implementação
14) Integração do Produto
15) Planejamento
16) Revisões em Pares
17) Solução Técnica
18) Treinamento Organizacional
19) Verificação e Validação
Mapa Mental
Chegou o momento mais esperado da leitura: a hora do mapa mental! Não somos videntes, mas temos certeza de que alguns (alguns, não muitos) concurseiros pularam as seções do artigo e vieram direto para cá.
Deixando as brincadeiras de lado, aproveite bastante o mapa mental do CMMI V3.0, pois ele poderá ser um forte aliado nas suas revisões. A imagem está muito pequena diante da quantidade de informações, mas experimente baixar e dar um zoom para ampliar a visualização.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso artigo de hoje. Se você ficou conosco até agora, teve a oportunidade de conhecer os principais pontos do CMMI V3.0, a versão mais recente do modelo CMMI.
A publicação foi uma “pincelada”, mas seu dever de casa é buscar o nosso material para aprofundar o conteúdo ou tirar dúvidas específicas. O Estratégia oferece cursos em pdf, videoaulas e áudios para estudar como quiser. Saiba mais no link http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursos/.
Além disso, recomendamos também que você faça muitas questões para treinar os tópicos apresentados. O acesso ao Sistema de Questões do Estratégia Concursos é feito pelo link: https://concursos.estrategia.com/.
Continue firme na jornada e não desista. Faça uma transformação na sua vida. Dê um presente a si mesmo: um futuro melhor, com mais prosperidade e perspectivas de crescimento. Tudo isso é possível quando a convocação acontece.
Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022), TCE-RJ (2022) e CGE-SC (2022/2023). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação e integra o corpo docente da Escola de Contas de Gestão do TCE-RJ, além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
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