Acesse também o material de estudo!
O presidente da República Luís Inácio Lula da Silva reforçou a necessidade de novas contratações por meio de concursos públicos para o funcionalismo brasileiro.
Em entrevista à CBN, nesta última terça (18), Lula acredita que os esforços para realizar provimentos desde o início de seu mandato, como o CNU, por exemplo, não é o suficiente. “Ainda faltam algumas coisas”, disse.
Inclusive, ressaltou a urgência de recomposição do quadro profissional do IBAMA, que, segundo o presidente, possui 700 funcionários a menos.
Nós passamos um tempo muito grande montando o governo. Abrindo concursos, tentando construir. Agora as coisas estão mais ou menos alinhadas, ainda faltam algumas coisas, a companheira Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima), por exemplo, ela tem 700 funcionários a menos no Ibama, Lula durante a entrevista.
Em seguida, o presidente afirmou que chegou à presidência com o Estado Brasileiro “muito pior” e quer deixá-lo “muito melhor”, além de elogiar o trabalho dos atuais Ministérios e ministros.
“Agora, qual é coisa extraordinária que eu tenho. Desta vez eu tenho um governo mais experiente. Esses ministros que foram governadores de estado prestam um trabalho incomensurável, a agilidade de fazer as coisas.”.
Vale lembrar que, em âmbito federal, o IBAMA já tem autorização para realizar um novo certame com 260 vagas ofertadas para os cargos de Analista Analista Ambiental e Analista Administrativo, ambos de nível superior.
Já os ganhos para tais carreiras são pra lá de interessantes, podendo alcançar os R$ 8,8 mil, sem contar os benefícios federais e muitos outros que só um cargo público pode oferecer.
A confirmação de autorização foi feita durante o “Dia Mundial do Meio Ambiente” pela ministra Marina Silva, que anunciou o quantitativo autorizado.
“Essa é uma conquista dos servidores, que eu sei que estão mobilizados. Sabemos que tivemos um represamento de muitos anos, e há um esforço do senhor (Lula) e da ministra Esther para a valorização da carreira”, destacou a ministra.
Agora, o Instituto aguarda a publicação oficial da autorização para que se inicie o planejamento detalhado dos cargos, localidades e dos prazos pertinentes ao concurso.
Quer ficar por dentro de mais informações sobre dos novos concursos públicos, da fala de lula? Então confira as principais notícias do dia!
Principais notícias do dia
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos