Fique por dentro – Ministra Esther Dweck não concorda com termo “inchaço” na máquina pública e defende realização de novos concursos

Acesse também o material de estudo!


A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, rebateu o editorial da Folha de SP que sugeriu que o funcionalismo público federal estava crescendo sem a Reforma Administrativa. Concluindo que a máquina pública está “inchada”.

De acordo com a Folha de SP, “O número de servidores públicos está em alta nas três esferas de governo no país. Um dado alarmante tanto diante do déficit público quanto do gasto brasileiro com remunerações do funcionalismo ativo, ambos muito elevados para padrões internacionais”.

Esther Dweck usou suas redes sociais para explicar o motivo de não concordar com os pontos destacados pelo jornal.

De acordo com a Ministra, é de conhecimento de todos que a Reforma Administrativa está em andamento para melhorar e inovar o serviço público. Além disso, Esther reforça que os servidores serão mais valorizados, sendo a gestão de pessoas o foco para criar uma harmonia entre as carreiras que serão alongadas.

A consequência desse alongamento é de que o servidor levará mais tempo para atingir o topo salarial, resultando em uma gestão do desempenho mais sustentável e eficiente.

Esther trouxe dados importantes sobre as aposentadorias. Entre 2010 e 2023, aproximadamente 246 mil servidores se aposentaram, e estima-se que, nos próximos 10 anos, mais de 181 mil servidores estarão aptos a se aposentar.

“Isso demonstra que, em vez de “inchaço”, o desafio atual é garantir a reposição adequada para manter os serviços essenciais e preservar a capacidade estatal de execução das políticas públicas, diz Esther Dweck.”

Na visão da Ministra, os concursos públicos são necessários para preencher os cargos vagos, e por fim, para garantir que o estado esteja capacitado a entregar serviços de qualidade para a população.

O que é a Reforma Administrativa?

A Reforma Administrativa é a primeira etapa de um conjunto amplo de medidas que visam modernizar o modelo de administração pública do país.

A  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 ao Congresso Nacional, tem como objetivo transformar a administração pública e alcançar altos índices de produtividade, oferecendo serviços de qualidade aos cidadãos a um custo mais baixo.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *