Fique por dentro – MTE pede maior orçamento para excedentes
Acesse também o material de estudo!
Excedentes do concurso AFT poderiam ser convocados com criação de 2 mil cargos e expansão orçamentária
No dia 8 de agosto, última sexta-feira, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) solicitou a pasta de Planejamento e Orçamento uma ampliação orçamentária para 2026.
A medida está alinhada a necessidade de novos auditores fiscais que, mesmo com os 900 aprovados na 1º edição do CNU, representam 25% do total da carreira, com 3.644 cargos, conforme dados divulgados da entidade sindical SINAIT.
No ofício, foram solicitados cerca de R$ 30,5 milhões a mais para a criação de 2.000 cargos de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), de modo a reforçar os números do quadro profissional.
A criação possibilitaria o chamamento de excedentes do concurso AFT, realizado através do CNU, ação defendida pelo SINAIT. A entidade argumenta que a falta de auditores tem prejudicado na execução das tarefas do ministério.
Já o MTE disse, no documento, que “há necessidade de expansão dos valores inicialmente propostos pelo
referencial monetário, com o intuito de possibilitar a entrega de serviços à sociedade, bem como honrar os pagamentos das repactuações dos contratos continuados de 2026.”
A pasta do trabalho também relata que, se a expansão orçamentária – que também inclui outras ampliação para outras medidas – não for acatada, pode alcançar um impacto significativo nas ações governamentais.
A criação de 2 mil cargos de AFT foi uma das solicitações apresentada pelo SINAIT em julho (23). Na época, o presidente do sindicato, Bob Machado, e a diretora Rosa Jorge se reuniram com o ministro Luiz Marinho.
No encontro, o ministro disse que atenderá o pedido da entidade, o que foi realizado através do ofício enviado na última sexta-feira, (8).
>>> Confira o documento na íntegra
Nomeações do CNU para o concurso AFT ainda não foram anunciadas
Apesar da divulgação do resultado final do Curso de Formação dos aprovados no concurso AFT, ainda não houve partida do governo para a nomeação dos novos servidores.
Mesmo sem previsão de chamamento, o MTE enviou um outro ofício solicitando que os aprovados no cadastro reserva também sejam chamados.
A ideia é zerar o quantitativo e permitir a quantidade necessária de auditores para a execução das tarefas e atribuições do ministério.
Ademais, o concurso AFT ofertou 900 vagas imediatas para o cargo de auditor, responsável por salários iniciais de R$ 22,9 mil.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais acerca da criação de cargos na carreira de AFT, além de possíveis excedentes do concurso? Então, acesse agora mesmo o artigo abaixo:
Saiba mais: Concurso AFT
Quer estudar para o concurso AFT?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos