Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Na TV Globo, professora do Estratégia tira dúvidas sobre o CNU

Acesse também o material de estudo!


Adriana Figueiredo foi a convidada especial do Encontro com Patrícia Poeta e tirou dúvidas sobre o CNU 2025

Com tamanha autoridade e conhecimento, Adriana Figueiredo, professora do time inigualável do Estratégia Concursos, foi a convidada especial do “Encontro com Patrícia Poeta”, programa da TV Globo.

Ela ficou responsável por sanar as dúvidas sobre o novo edital do CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado), respondendo todas as perguntas dos espectadores, enviadas antecipadamente ao programa.

Na TV Globo, professora do Estratégia tira dúvidas sobre o CNU

Por dentro de todas as novidades acerca do ENEM dos concursos, Adriana trouxe detalhes valiosos e até explicou os novos mecanismos de paridade de gênero entre homens e mulheres da nova edição.

De frente com Patrícia Poeta, a professora, considerada uma das melhores no ramo dos concursos públicos, chegou também a explicar as vantagens garantidas pelo CNU 2025.

Quer ficar por dentro das principais informações e dúvidas sanadas por Adriana? Então, veja logo abaixo o resumo que fizemos sobre a entrevista:

Leia também:

Adriana explica o novo mecanismo de paridade de gênero

Uma das espectadoras tirou uma dúvida com Adriana acerca das novidades em relação às possibilidades de haver mais mulheres nas principais etapas de avaliação do CNU 2025.

De acordo com a professora do Estratégia Concursos, a nova edição do ENEM dos concursos terá um mecanismo de paridade de gênero, que prevê a convocação entre fases de avaliação iguais para homens e mulheres.

“Uma inovação no novo CNU é equiparar o número das mulheres que vão fazer a redação (segunda etapa) e o dos homens, chamando o mesmo quantitativo”, ressaltou

Por exemplo, caso haja a convocação de 60 homens e 40 mulheres para a prova discursiva ou redação, haverá o chamamento de mais 20 candidatas para que ocorra a paridade no gênero daquela fase.

A medida, segundo Adriana, foi adotada após a primeira edição ter um número majoritário de homens aprovados em relação à quantidade de mulheres, mesmo com mais inscritos mulheres do que homens.

A professora do Estratégia disse que essa disparidade ocorreu devido às jornadas duplas ou triplas das mulheres, prejudicando no foco dos estudos.

“Não um cargo disputado, mas vários ao mesmo tempo!”

Outrato que fez Adriana sanar a dúvida sobre o CNU de muitos espectadores foi sobre o número de cargos em disputa por um somente candidato.

Isso porque, segundo um espectador e diversos concurseiros nas redes sociais, o ENEM dos concursos de 2025 impede a escolha da carreira específica durante o processo de inscrição, mas essa informação é falsa.

Na realidade, a professora do Estratégia Concursos ressaltou que há sim como escolher um cargo de preferência, mas que o candidato disputará a vaga de não só aquela carreira, mas de todas que fazem parte do bloco temático selecionado.

Você pode escolher mais de um, aumentando a possibilidade de aprovação. Você escolhe um bloco e, neste selecionado, o candidato estará concorrendo a todos os cargos contemplados naquele grupo temático, criando uma ordem de preferência personalizada”, contou Adriana.

Ela ainda disse que, caso o candidato não tenha a nota suficiente para aprovação do primeiro cargo pretendido, este ainda pode ser aprovado caso esse resultado seja satisfatório para a outra carreira.

Professora garante que três meses é o suficiente para aprovação no CNU!

Diante de apenas três meses para a aplicação da prova objetiva, uma das principais avaliações do Concurso Nacional Unificado (CNU), Adriana Figueiredo ainda ressaltou que, com base em sua experiência, há grandes chances de um candidato ser aprovado caso comece os estudos agora.

“O CNU é uma baita oportunidade para quem está começando a estudar para concursos. Porque, de pesquisas de estatísticas e análises sobre a banca, há o conhecimento de que as provas vão abordar temas específicos, apesar de um conteúdo programático extenso.

Mas ela garante que, com organização e tempo, três meses é suficiente para alcançar a tão sonhada aprovação, principalmente em um concurso tão importante quanto o CNU.

A professora do Estratégia disse que, devido à preparação de professores e bons materiais didáticos, as possibilidades de ser aprovado em somente três meses é altíssima.

30 anos de experiência em concursos e referência nacional!

Quem é Adriana Figueiredo? A resposta vem de muitas formas: professora, empreendedora, digital influencer, autora best seller, mãe. E essa está longe de acabar.

Hoje, a professora Adriana é um nome de destaque no mundo dos concursos públicos, reconhecida por sua capacidade de ensinar Língua Portuguesa e redação com lógica, na qual o aluno aprende de uma maneira leve, com clareza e muita praticidade.

Apesar da vasta experiência em sala de aula, a Adriana conhece bem a trajetória de quem busca uma vaga no setor público. Com pouco mais de vinte anos, conquistou o 9º lugar no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Depois de alguns anos atuando como servidora, decidiu abandonar a carreira para ajudar estudantes que buscam a aprovação em concursos. O resultado? Voltou às salas de aula e assumiu o papel de professora nos cursos preparatórios mais conhecidos do país.

Além disso, a professora expandiu seu portfólio e, até hoje, lança diversos materiais que ajudam os candidatos a vencer a banca e conquistar a tão sonhada aprovação. 

Foi seu esforço e atuação no ensino de português e redação para concursos que criaram a base dessa trajetória de sucesso.

Bagagem profissional

A professora Adriana Figueiredo é mestre em Letras pela Universidade Mackenzie e graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Leitura e Produção Textual.

Leciona há 30 anos na preparação de alunos para concursos públicos.  Hoje, a Professora Adriana conta com 240 mil seguidores no Instagram, mais de 70 mil seguidores no Facebook e possui mais de 50 mil membros em seu grupo do Telegram. 

No YouTube, a Professora Adriana é dona de um dos maiores canais de Língua Portuguesa do país, com mais de 100 mil inscritos.

Estes números colocam a professora como uma educadora de referência no ambiente digital, principalmente no segmento de ensino de português para concursos públicos.

Para mais detalhes sobre o CNU 2025, além das dúvidas,, confira agora mesmo o nosso artigo completo sobre a seleção unificada:

SAIBA TUDO SOBRE O CNU


Quer estudar para o Edital CNU 2025? Confira as nossas assinaturas e cursos:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile