Fique por dentro – o que faz um Técnico do concurso ANTT?
Acesse também o material de estudo!
Saiba as atribuições de Técnico do ANTT, cargo contemplado no CNU 2025!
O concurso ANTT, contemplado no gigante Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), é sinônimo de ótima oportunidade.
Isso porque são ofertadas 50 vagas para o cargo de Técnico em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, cuja exigência é o nível médio.
E o melhor: mesmo exigindo apenas ensino médio, os salários iniciais alcançam valores até maiores que carreiras de nível superior de âmbito federal!
Os vencimentos básicos do cargo de Técnico chegam a surpreendentes R$ 8.053,32, isso sem contar o auxílio alimentação de R$ 1 mil, vale transporte, plano de saúde e muito mais!
Apesar de tantas vantagens, muitos candidatos podem até ser aprovados, mas não se identificarem com as atribuições.
Por isso, o Estratégia não pensou duas vezes e decidiu te ajudar, trazendo as atividades exercidas durante a jornada de trabalho de Técnico do concurso ANTT no CNU 2025. Veja:
Quais são as atribuições de Técnico do ANTT no CNU 2025?
De acordo com o anexo do Bloco 9 – Intermediário – Regulação, em que há todos os detalhes das carreiras de nível intermediário na área da regulação do ENEM dos concursos, as atribuições do cargo são as seguintes:
- Executar atividades de suporte operacional e técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos de transportes terrestres, inclusive da exploração de infraestrutura outorgada;
- Atuar no planejamento, execução e apoio técnico da atividade de fiscalização, incluindo dirigir viaturas;
- Acompanhar a execução e cumprimento de obrigações contratuais, regulatórias, legais;
- Implementar planos de fiscalização;
- Levantar e tratar dados técnicos e operacionais;
- Apurar infrações;
- Aplicar autuações;
- Instruir processos administrativos sancionadores;
- Coibir a prestação de serviços não outorgados;
- Orientar agentes regulados e o público em geral;
- Tratar demandas de regulados, usuários, entidades ou outros interessados;
- Representar a ANTT em reuniões e eventos;
- Apoiar e prover subsídio técnico a estudos, pesquisas, formulação de procedimentos, planos, programas e projetos relativos à atividade de regulação, fiscalização e outorgas no setor, e ao aprimoramento da regulação, no alcance da implementação de políticas públicas;
- Manter-se capacitado e participar de programas de treinamentos que envolvam conteúdo relacionado à área de atuação;
- Executar outras atividades finalísticas, compatíveis com o cargo, inerentes ao exercício das competências e objetivos da ANTT.
Sobre a ANTT
Criada pela Lei nº 10.233, a Agência Nacional de Transportes Terrestres é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio da ANTT nos Estados e Postos de Fiscalização.
Tem por finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes, exercidas por terceiros, visando garantir a movimentação de pessoas e bens, harmonizar os interesses dos usuários com os das empresas concessionárias, permissionárias, autorizadas e arrendatárias, e de entidades delegadas, preservado o interesse público, arbitrar conflitos de interesses e impedir situações que configurem competição imperfeita ou infração contra a ordem econômica.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além das atribuições de um Técnico do concurso ANTT, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Mais informações do CNU
Quer estudar para o próximo Concurso Nacional Unificado (CNU)? Confira nossas assinaturas:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos