Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI

Acesse também o material de estudo!


Olá, seja muito bem-vindo(a) ao Estratégia Concursos!! Para lhe ajudar nesta difícil preparação, veremos um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do Piauí: procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI de acordo com a legislação devida. 

Procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI

Sob essa ótica, iremos passar pelos seguintes tópicos: 

  • Conhecer disposições e entendimentos sobre procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI; 
  • Entender observações relevantes sobre o tema; 
  • Encerrar com considerações finais. 

Indo por este caminho, e tendo como referência as Normas Brasileiras de Contabilidade e Auditoria, – NBC TA, vamos agora estudar um pouco mais sobre procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI. 

Procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI 

Em Auditoria, buscamos potenciais indícios que podem nos levar a identificar distorções em empresas, analisando assim riscos que podem ter sido concretizados. 

Esse trabalho deve ser bastante diligente, tendo em vista que uma irregularidade pode gerar danos graves para própria companhia, que podem ser irreversíveis a depender da extensão. 

Em consonância com a grande maioria dos autores da área, os trabalhos de auditoria podem ser divididos em 3 fases distintas, assim: 

  • 1ª Fase – Planejamento; 
  • 2ª Fase – Execução; 
  • 3ª Fase – Relatório de Auditoria. 

Existem ainda estudiosos que incluem uma 4ª fase ao final, que seria a fase de Monitoramento, onde faz-se um acompanhamento de todas as ações que foram implementadas por conta daquela auditoria. Então, dependendo do autor que a questão da prova abordar, você pode considerar como correta se ela estiver afirmando que uma auditoria possui 3 ou 4 fases. Se liga nisso! 

Na 1ª fase, a de planejamento, é onde se levantam as primeiras informações sobre a auditoria a realizar, é quando se formaliza o contrato de trabalho, quando se forma a equipe de auditoria, e quando se busca mais dados relevantes sobre a organização e sobre o mercado em que ela atua. Aqui, é elaborado um cronograma que deve servir como um guia para o trabalho que será efetuado. 

Já na 2ª fase, a de procedimentos de auditoria, ou técnicas de auditoria, inclusive procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI, é onde ocorre a execução dos atos analíticos ou investigativos em si. Durante os procedimentos de auditoria, o auditor concretiza todas as ações que podem levar a respostas sobre as dúvidas suscitadas, buscando assim evidências apropriadas e suficientes que o levem a formar uma opinião sobre a situação daquela empresa e existência de possíveis inconsistências ou não. Entre os principais procedimentos de auditoria, conforme as normas brasileiras de contabilidade e auditoria, estão: 

  • Inspeção – verificação física de algum ativo ou exame físico de documentos, sejam internos ou externos, e estejam em forma de papel, formato eletrônico ou qualquer outra mídia; 
  • Circularização – também conhecida como confirmação externa, é o envio de solicitação de uma resposta escrita para um terceiro, externo à empresa (gerente de banco, cliente, fornecedor, etc), que também pode ser feita de forma escrita ou eletrônica, ou em outra mídia qualquer;  
  • Observação – exame onde o auditor observa determina atividade ser realizada por outras pessoas, que pode ser, por exemplo, um industrial fabricando determinado produto, ou um repositor de estoque movimentando bens estocados;  
  • Reexecução – diferentemente da observação, onde o auditor analisa outra pessoa executar um ato, na reexecução é o próprio auditor quem faz aquela ação, para identificar na prática possíveis gargalos ou pontos de melhorias; 
  • Indagação – questionamentos realizados junto a pessoas com conhecimento, financeiro ou não financeiro, visando levantamento de informações, que pode se dá dentro ou foram da entidade. 

Após os procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI, que é etapa mais densa, chegamos à 3ª fase, a de relatório de auditoria. Aqui o auditor monta o seu relatório final, com base em todas as evidências levantadas durante os procedimentos de auditoria, que o levaram a chegar a uma conclusão que será posta neste relatório, contendo ainda os principais assuntos dos trabalhos, todos os procedimentos excetuados e todos os profissionais e datas em que os realizaram. 

O relatório de auditoria marca a entrega, para a entidade auditada, da opinião do auditor, que deve ser independente e profissional. Neste relatório devem estar também recomendações relacionadas à análise de riscos e inconsistências, que se adotadas objetivam tornar a companhia menos suscetível a danos. Importante frisar que a decisão sobre a implementação ou não das sugestões inseridas no relatório final pelo auditor é integralmente da empresa, ou seja, é dela a responsabilidade por aplicar internamente tudo aquilo que está recomendado no relatório final da auditoria, já que o auditor é externo e não possui ingerência sobre aquele empreendimento. 

Passamos, portanto, pelo tema procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado. 

Considerações Finais 

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre procedimentos de auditoria para SEFAZ/PI, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.   

Um grande abraço e até mais! 

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Concurso SEFAZ/PI 

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile