Fique por dentro – quais as próximas provas no CNU 2025?
Acesse também o material de estudo!
Com inscrições encerradas, candidatos do concurso INSS agora seguem para as provas do CNU 2025
Foram oficialmente encerradas as inscrições para o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), contemplado no CNU (Concurso Nacional Unificado) de 2025.
Agora, todos os candidatos que tiverem suas inscrições deferidas seguirão para as provas, a etapa mais importante do certame.
Por isso, ficar a par de todas as informações possíveis é uma forma de dar um passo à frente dos concorrentes.
Afinal, quanto mais conteúdo, mais você estará preparado para os dias mais importantes do ENEM dos concursos. Confira abaixo!
Etapas de prova do concurso INSS no CNU
A avaliação dos candidatos do Concurso Nacional Unificado 2025 acontecerá através das seguintes etapas:
- I – Primeira etapa, dividida nas seguintes fases:
- a) Fase 1: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- b) Fase 2: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- d) Fase 4: Procedimento de caracterização da deficiência das pessoas candidatas que optaram por concorrer às vagas reservadas, bem como de aferição da compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada por essas pessoas; e Procedimento de confirmação/verificação complementar da autodeclaração para concorrer às vagas reservadas às pessoas candidatas negras, indígenas e quilombolas.
As fases da primeira etapa mencionadas serão executadas pela Fundação Getúlio Vargas e, quando presenciais, realizadas em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país.
Prova objetiva
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.
- Conhecimentos gerais – nível superior
- Desafios do estado de direito;
- Políticas públicas;
- Ética e integridade;
- Diversidade e inclusão na sociedade;
- Administração pública federal;
- Trabalho e tecnologia.
A Nota Final das Provas Objetivas será obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:
- a) A pontuação das questões de Conhecimentos Gerais será calculada com base no número de acertos nas 30 questões correspondentes, sendo atribuído peso 1 (um) a cada questão. Assim, cada acerto valerá 1 (um) ponto, totalizando até 30 pontos;
- b) A pontuação das questões de Conhecimentos Específicos será calculada com base no número de acertos nas 60 questões correspondentes, distribuídas em 5 eixos temáticos, cada um contendo 12 questões ponderadas de acordo com os respectivos pesos atribuídos a cada eixo temático.
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variam de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.
A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:
- a) Até 30 pontos na parte de Conhecimentos Gerais.
- b) Até 120 pontos na parte de Conhecimentos Específicos, com a aplicação dos respectivos pesos por eixo temático.
Prova discursiva
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restante para Nível Superior.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso INSS no CNU 2025, além do procedimento de inscrição, não deixe de conferir os nossos artigos completos sobre a seleção:
Mais informações: concurso INSS | CNU 2025
Cursos para o concurso INSS:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:
Créditos:
Estratégia Concursos