Fique por dentro – Técnicas Cognitivo-Comportamentais: Resumo para o TRT-24

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Neste artigo você terá um resumo das Técnicas Cognitivo-Comportamentais, o qual auxiliará você na preparação para o concurso do TRT da 24ª Região e em outros certames que cobrem esse tema.

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? Estudando muito para o concurso do TRT-24? Certamente sim! Afinal, o dia da prova está chegando e, para auxiliar você nessa preparação, elaboramos um resumo bastante didático acerca do tema Técnicas Cognitivo-Comportamentais, pertencente ao tópico Teorias e Técnicas Psicoterápicas.

Veja o edital do TRT-24 aqui

Considerações Iniciais

Primeiramente, antes de adentrarmos ao assunto de Técnicas Cognitivo-Comportamentais propriamente dito, convém falarmos um pouco acerca do conceito de Terapia Cognitivo-Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental

Em primeiro lugar, é importante destacar que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conforme Cordioli, é um método psicoterapêutico, fundamentado no método cognitivo, que postula que a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos.

Além disso, a Terapia Cognitivo-Comportamental mantém o foco de intervenção sobre os problemas apresentados pelo cliente no momento atual e que o levaram a buscar tratamento.

O objetivo da TCC é possibilitar ao cliente a aprendizagem de novas estratégias mais funcionais, para que possa atuar no ambiente de forma a promover as mudanças necessárias.

Outrossim, é necessário ressaltar que a cognição é o elemento central para a compreensão dos problemas do indivíduo. Além disso, a TCC busca reconhecer a interação recíproca entre os pensamentos, as emoções os comportamentos, as reações físicas e o ambiente.

Princípios da TCC

  • Formulação de uma hipótese na determinação do problema a ser tratado.
  • A aliança terapêutica é essencial.
  • Ao final das sessões, o terapeuta deve perguntar ao cliente como ele se sentiu.
  • O cliente tem participação ativa no processo.
  • É orientada em metas e focaliza problemas.
  • Enfatiza o presente, mas pode focar no passado quando: a) o cliente fala muito do passado; b) o trabalho atual não está dando resultado na mudança de crenças; c) o terapeuta acredita que é importante entender como e em que momento as ideais disfuncionais que surgiram e como eles interferem no presente.
  • A terapia cognitiva baseia-se na Psicoeducação.
  • Tem um tempo limitado.
  • As sessões são estruturadas.
  • Ensina os clientes a identificar, avaliar e responder suas crenças disfuncionais.
  • Utiliza-se de técnicas para mudar o pensamento/comportamento do cliente.

Principais conceitos da TCC

Agora traremos alguns dos conceitos da TCC que mais caem em provas de concurso.

Esquemas

Em primeiro lugar, vale enfatizar que que esquemas são estruturas cognitivas que permitem a formação de significado.

Outrossim, esses esquemas permitem ao ser humano selecionar, filtrar, codificar e atribuir significado às informações vindas do meio ambiente.

As estruturas cognitivas são formadas a partir das primeiras relações com o ambiente e as figuras cuidadoras. Desde então a criança vai formando um sentido de si e do mundo que a cerca.

Crenças Nucleares

Em segundo lugar, falaremos acerca das crenças que nucleares, que descrevem as ideias mais enraizadas sobre si, sobre os outros e sobre o mundo (tríade cognitiva)– o é entendimento de como as coisas são.

Outrossim, as crenças nucleares desenvolvem-se desde a primeira infância e são as grandes responsáveis por moldar o modo de perceber e interpretar as coisas.

Crenças subjacentes

As crenças subjacentes são o nível existente entre as crenças centrais e os pensamentos automáticos. São expressas em regras, normas e premissas que governam a forma de relação com o indivíduo com o mundo e constituem estratégias desenvolvidas para lidar com as crenças nucleares.

Desse modo, esse tipo de crença constitui uma forma de reduzir o sofrimento provocado pelas crenças centrais.

Pensamentos automáticos

Os pensamentos automáticos são formas de pensamento que ocorrem em conjunto com o nível de pensar consciente e prolongado. São, portanto, cognições que passam rapidamente pela mente do indivíduo quando em determinadas situações ou relembrando acontecimentos.

Ademais, são rápidos, avaliativos e não são resultantes de deliberação ou raciocínio. Por serem rápidos e automáticos, o indivíduo sequer se dá conta de sua ocorrência, apenas dos resultados que se seguem.

Distorções Cognitivas

As distorções cognitivas são pensamentos que não correspondem à realidade objetiva, pois estão distorcidos. Além disso, tais distorções derivam de esquemas disfuncionais que alteram a percepção da realidade.

São exemplos de distorções cognitivas:

  • Catastrofização: exagerar a gravidade de situações, antecipando o pior cenário possível
  • Polarização: do tipo tudo ou nada. O indivíduo enxerga situações de maneira extrema, como certo ou errado, não vendo as coisas dentro de um continuum.
  • Desqualificação do positivo: a pessoa diz para si mesma que experiências, atos ou qualidades positivos não contam e descarta as características positivas, evidenciando as negativas.
  • Inferência arbitrária: chega-se a uma conclusão, a partir de evidências contraditórias ou mesmo na ausência de evidências.
  • Ultrageneralização: estende-se uma experiência negativa específica para uma crença generalizada de que eventos semelhantes inevitavelmente resultarão em consequências negativas.
  • Vitimização: O indivíduo assume consistentemente o papel de vítima, atribuindo responsabilidade externa por dificuldades pessoais, sem considerar a sua própria parcela de responsabilidade.

Principais técnicas da TCC

Vejamos agora, as principais técnicas utilizadas na TCC que mais caem em provas de concurso.

Questionamento Socrático

Em primeiro lugar, vamos falar da técnica do Questionamento Socrático, uma das técnicas mais utilizadas em TCC, que é utilizada para desafiar e modificar o modo de pensar do indivíduo.

Desse modo, trata-se de uma técnica que consiste em guiar o cliente em um questionamento consciente para obter insights sobre seus pensamentos distorcidos.

Dessa forma, terapeuta e cliente desenvolvem juntos, conforme preceituam Rangé e Sousa, uma “investigação empírica” ou “descoberta guiada” por meio da qual os pensamentos automáticos e crenças do sujeito são admitidos como hipóteses e que, portanto, podem ser analisadas sistematicamente, a fim de terem suas validades e/ou utilidades testadas.

Registro de pensamentos disfuncionais

A técnica do registro dos pensamentos disfuncionais consiste em registrar, por escrito, os pensamentos que ocorrem ao cliente. Desse modo, o cliente constrói um quadro no qual deverá realizar anotações, sempre que experimentar uma emoção desagradável.

Seta descendente

A técnica da seta ou flecha descendente consiste no questionamento sucessivo sobre o significado de uma determinada cognição até alcançar seu significado mais central.

Portanto, trata-se da identificação de esquemas disfuncionais por meio de questionamentos sequenciais que revelam níveis mais profundos de pensamentos.

Psicoeducação

A técnica da Psicoeducação consiste em informar os clientes sobre seu transtorno, o papel das cognições nos sintomas e ferramentas para melhora e prevenção. Dessa forma, enfatiza o papel do cliente no processo ativo do seu tratamento. Utiliza abordagem colaborativa e experiências de aprendizagem específica.

Continuum Cognitivo

O continuum cognitivo é uma técnica que pode auxiliar muito na modificação se pensamentos polarizados.

Sabemos que no pensamento dicotômico ou polarizado os julgamentos sobre si mesmo, as experiências pessoais ou com os outros são separados em duas categorias: certo ou errado, sucesso ou fracasso.

A técnica consiste em:

  1. Delimitar uma linha contínua que vai de um extremo a outro (0 a 100%)
  2. Solicitar que o cliente especifique as características de cada extremo
  3. Solicitar ao cliente que se localize neste continuum.

Solução de problemas

Essa técnica busca encontrar soluções eficazes para situações percebidas como negativas. Consiste em uma tempestade de ideias (brainstorming), envolvendo o cliente na elaboração de um plano que será testado.

Para finalizar

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você, psicólogo concurseiro, pontos importantes acerca do tema Técnicas Cognitivo-Comportamentais para o concurso do TRT 24. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso na área de psicologia em geral.

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Técnicas Cognitivo-Comportamentais, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto.

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público.

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos.

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Créditos:

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