Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Técnico TCU – Discursivas

Acesse também o material de estudo!


O presente artigo visa dar dicas para o concurso de Técnico TCU – Discursivas.

Assim, o certame será aplicado na data provável de 03 de agosto de 2025, com provas objetivas no período da manhã e, discursivas, no período da tarde. 

Ainda, a banca será a CEBRASPE, e a escolaridade exigida é nível médio. Ademais, o salário inicial é de R$15.128,26, tratando-se de uma grande oportunidade.

Técnico TCU – Discursivas – Questões e notas

Iniciando a análise sobre Técnico TCU – Discursivas, abordam-se as questões e pesos da prova.

Assim, o edital pontua que haverá três questões escritas, sendo duas discursivas, com até 10 linhas cada uma. Além destas, uma peça de natureza técnica, com até 30 linhas.

Quanto às notas, cada questão discursiva valerá 5,00 pontos, e a peça de natureza técnica valerá 20,00 pontos. Do total de 30 pontos máximos, da soma das notas, será aprovado na prova discursiva quem tirar 15,00 ou mais. 

Além disso, será corrigida a prova discursiva dos 130 candidatos melhores classificados nas vagas de ampla concorrência, 131 dos que se autodeclararam negros e 29 que se declararam pessoa com deficiência.

Técnico TCU – Discursivas – Coesão e Estrutura

Dando continuidade ao conteúdo de Técnico TCU – Discursivas, aborda-se a cobrança de coesão e estrutura.

Assim, a estrutura textual, e a ligação entre palavras, frases, orações e parágrafos é um critério muito importante na nota final do texto. 

Portanto, é necessário que o texto como um todo, em cada parágrafo e em cada frase e oração que compõem seus parágrafos, apresentem lógica de início, meio e fim

Então, isso se dá por meio do bom uso de conectivos, como os aditivos (e, ainda, ademais), adversativos (mas, porém, todavia), temporais (depois, antes), entre outros.

Além disso, deve-se empregar corretamente a pontuação utilizada para intercalação de frases e orações .

Apresentação do texto

Prosseguindo com o tema Técnico TCU – Discursivas, aborda-se a apresentação do texto.

Além da estrutura textual, a apresentação também influencia na nota final das discursivas.

Então, é aconselhável evitar erros de ortografia, gramática, concordância e pontuação ao longo do texto. 

Ademais, é aconselhável evitar rasuras. Também é aconselhável escrever com uma caligrafia legível, e manter o texto bem distribuído dentro do espaço. Não é necessário preencher todas as linhas disponíveis, porém deixar muitas linhas em branco pode não ser aconselhável.

Técnico TCU – Questões Discursivas

Continuando o artigo “Técnico TCU – Discursivas”, abordam-se as questões discursivas de 10 linhas. Elas tratarão de tema presente na parte de Conhecimentos Básicos e Específicos, uma de cada.

Assim, no caso dessas questões, é necessário se atentar ao comando da questão. Tal comando solicitará, de maneira bem direta, o que deseja que o candidato responda. Isso pode ocorrer seja de maneira única, ou de maneira dividida, quebrando a questão em duas ou três subquestões

Então, até pelo pouco número de linhas disponíveis, a resposta do candidato também deve ser bem direta, sempre com atenção no comando da questão.

Relativamente à questão de Conhecimentos Básicos, é provável que aborde Direito Constitucional e/ou Regimento Interno do TCU, pois as outras disciplinas, Português, Inglês e Informática, são de difícil abordagem na modalidade escrita.

Já quanto à questão de Conhecimentos Específicos, pode-se cobrar qualquer das suas disciplinas. Tais quais Noções de Administração, Direito Administrativo, Gestão de Contratos, ou Orçamento e Controle Externo. Mas de forma direta e pontual, também.

Técnico TCU – Discursivas – Peça de Natureza Técnica

Para finalizar a análise de Técnico TCU – Discursivas, o tema é a peça de natureza técnica.

Diferente da abordagem direta das questões discursivas, a peça de natureza técnica é mais ampla e complexa.

Assim, o conteúdo da peça técnica vai fazer uma conexão interdisciplinar de disciplinas presentes em todo o edital.

Então, o comando da questão vai trazer uma situação problema que envolve diversos tópicos da disciplina. Portanto, o candidato deve ficar atento para seu texto abordar todos os aspectos exigidos pelo comando, que neste caso serão em maior número do que nas questões de 10 linhas. 

Por abordar mais temas, deve-se elaborar bem a coesão e conexão. Assim, é importante que o texto apresente início, meio e fim bem definidos. Além de lógica e nexo entre as ideias defendidas em seu conteúdo.

Devido à maior complexidade da peça técnica, existe maior número de linhas para desenvolver o texto. Também existe uma pontuação maior do que a das questões discursivas.

Assim, finalizando o artigo “Técnico TCU – Discursivas” é aconselhável absorver bem o conteúdo do comando, para abordá-lo por completo. Além disso, fazer o melhor possível em relação à coesão e à estrutura textual, haja vista que a peça técnica corresponde a dois terços do total da nota das provas escritas do concurso.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2025

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile