Fique por dentro – Teoria dos Estilos de Liderança para SEFAZ/RJ

Acesse também o material de estudo!


Neste artigo você terá um resumo da Teoria dos Estilos de Liderança, dentro do tópico de Liderança, o qual auxiliará você na preparação para o concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ).

Olá, concurseiro! Tudo bem com você? O tão esperado edital do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Governo do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ) foi finalmente publicado e chegou a hora de darmos uma acelerada nos estudos, afinal, o dia da prova está chegando.

Desse modo, para auxiliar você na preparação para esse concurso, elaboramos um resumo acerca da Teorias dos Estilos de Liderança, que se encontra dentro do conteúdo programático de Liderança, na parte de Administração.

Então, pegue o seu marca-texto e vamos aos conceitos mais importantes e relevantes para você gabaritar esse conteúdo.

Considerações iniciais

Para iniciar esse resumo, precisamos falar que a Liderança está contida na função administrativa de direção, a qual é uma das quatro funções administrativas que compõem o processo organizacional. Trata-se da função responsável por conduzir os trabalhos das pessoas em direção aos objetivos organizacionais.

A direção está intimamente ligada ao relacionamento interpessoal entre o administrador e os seus subordinados. De acordo com Chiavenato, para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação.

Liderança – conceitos gerais

Existem diversos conceitos para liderança. Entre eles temos que:

  • Conforme preceitua Maximiano, Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas.
  • De acordo com Stogdill, a Liderança pode ser entendida como um processo de influenciar as atividades de um grupo organizado em seus esforços para o estabelecimento e o alcance de metas.

Além disso, Maximiano complementa ao dizer que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas também uma combinação de quatro elementos: (1) as características do líder; (2) as características dos liderados; (3) as características da missão a ser realizada; e (4) a conjuntura social, econômica e política.

De modo geral, a liderança está associada a estímulos que possam motivar as pessoas para a realização de missão, da visão e dos objetivos organizacionais.

Teorias da liderança

Há diversas teorias da liderança que buscam explicar como funciona o processo de liderar pessoas.

Nosso objetivo, neste resumo, é trazer para você um resumo acerca da Teoria dos Estilos de Liderança. No entanto, é válido enfatizar que as teorias da liderança podem ser divididas em 03 diferentes abordagens, a saber;

  1. Teoria dos traços de personalidade;
  2. Teoria dos estilos de liderança;
  3. Teorias situacionais.

Dessa forma, para fins de resumo, falaremos, neste resumo, da Teoria Estilos de Liderança, uma das abordagens mais concursáveis e que pode estar na sua prova. Então, fique atento.

Teoria dos estilos de Liderança de Kurt Lewin

A Teoria dos Estilos, também chamada de “Os Três de White e Lippitt”, define três estilos básicos de liderança:

  • Liderança Autocrática;
  • Liderança Democrática;
  • Liderança Liberal (laissez-faire).

Liderança autocrática

De acordo com a teoria em análise, nesse estilo de liderança apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação dos subordinados.

Conforme esse modelo, os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior volume de trabalho produzido, porém apresentou maior nível de tensão, frustração e agressividade.

Conforme preceitua a teoria, o trabalho somente possui um bom andamento quando o líder está presente fisicamente no local. É um estilo de liderança que gera nos subordinados insatisfação, frustração, falta de iniciativa e ausência de formação de grupos de amizade.

A ênfase está no líder.

Liderança democrática

De acordo com esse modelo, as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, o qual é estimulado e assistido pelo líder. O líder procura ser um membro normal do grupo

Com a liderança democrática, os grupos não chegaram a apresentar um nível quantitativo de produtividade tão elevado quanto os submetidos à liderança autocrática, no entanto a qualidade do trabalho foi superior, além de um clima de satisfação, integração grupal, responsabilidade e comprometimento dos indivíduos.

Para a teoria em comento, nesse estilo os liderados participam do processo de tomada de decisões. O líder incentiva a participação democrática dos liderados.

O líder é objetivo (e não pessoal) ao criticar e elogiar o trabalho dos membros de sua equipe.

É um estilo de liderança que gera nos subordinados satisfação, comprometimento, sensação de responsabilidade e bastante integração e formação de grupos de amizade.

 A ênfase está tanto no líder quanto no liderado.

Liderança Liberal (laissez-faire)

De acordo com esse estilo, há total liberdade para a tomada de decisões grupais e individuais. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Apenas faz comentários quando lhe é solicitado.

O estudo revelou que, sob a liderança liberal, os grupos não se saíram bem quanto à quantidade nem quanto à qualidade, com marcantes sinais de individualismo, desagregação, insatisfação, agressividade e pouco respeito ao líder.

É um estilo de liderança que tende a gerar um péssimo nível de produtividade. Os liderados alimentam um forte de individualismo e tem pouco respeito com o líder.

A ênfase está nos subordinados.

Para finalizar

Por fim, saiba que o objetivo deste artigo foi trazer para você pontos importantes acerca do tema Liderança para o concurso da SEFAZ/RJ. No entanto, para além desse certame, esse tema é extremamente relevante para provas de concurso em geral. 

Outrossim, este resumo não abrange toda a complexidade do tema Liderança, mas, certamente, nele você encontrará aspectos importantes que ajudarão você a gabaritar questões sobre esse assunto. 

Além disso, para a sua preparação, não deixe de responder muitas questões. Para auxiliar você nessa missão, o Estratégia Concursos oferece um sistema de questões bastante completo que certamente ajudará você na conquista da tão sonhada vaga no serviço público. 

Finalmente, não deixe de acompanhar e ficar por dentro do que acontece no mundo dos concursos. 

Bons estudos e até mais! 

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *