Fique por dentro – Você já sabe que dia será a prova objetiva do CNU 2025?
Acesse também o material de estudo!
CNU 2025 terá provas aplicadas em todo o Brasil; veja a data e como se preparar
O CNU 2025 segue avançando com seus preparativos e já tem data marcada para a aplicação das provas objetivas. Segundo o cronograma, os exames estão previstos para o dia 5 de outubro de 2025, no seguintes horários:
- Nível Superior: 13h às 18h (5h); e
- Nível Intermediário: 13h às 16h30 (3h30).
Com a proposta de centralizar a seleção de servidores para órgãos e autarquias federais, a expectativa é que o certame reúna milhares de inscritos em busca de vagas em áreas como saúde, educação, infraestrutura, tecnologia e gestão governamental.
Como será a prova objetiva do CNU 2025?
Sob a organização da FGV, a prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.
Para nível médio, serão 3 horas e 30 minutos (13h às 16h) para responder 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.
Blocos 1 a 7:
Bloco 8:
Bloco 9:
- Conhecimentos gerais – nível superior
- Desafios do estado de direito;
- Políticas públicas;
- Ética e integridade;
- Diversidade e inclusão na sociedade;
- Administração pública federal;
- Trabalho e tecnologia.
- Conhecimentos gerais – nível médio
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Noções de Direito;
- Realidade Brasileira;
- Saúde (somente Bloco 8);
- Regulação e Agências Reguladoras (somente Bloco 9).
A Nota Final das Provas Objetivas será obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:
- a) A pontuação das questões de Conhecimentos Gerais será calculada com base no número de acertos nas 30 questões correspondentes, sendo atribuído peso 1 (um) a cada questão. Assim, cada acerto valerá 1 (um) ponto, totalizando até 30 pontos;
- b) A pontuação das questões de Conhecimentos Específicos será calculada com base no número de acertos nas 60 questões correspondentes, distribuídas em 5 eixos temáticos, cada um contendo 12 questões ponderadas de acordo com os respectivos pesos atribuídos a cada eixo temático.
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variam de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.
A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:
- a) Até 30 pontos na parte de Conhecimentos Gerais.
- b) Até 120 pontos na parte de Conhecimentos Específicos, com a aplicação dos respectivos pesos por eixo temático.
Para os cargos de Nível Intermediário, as questões de Conhecimentos Específicos estarão distribuídas entre 5 eixos temáticos.
Todas as questões objetivas terão o mesmo peso e cada e cada acerto valerá 1 (um) ponto.
A nota da Prova Objetiva corresponderá à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.
Importante destacar que a prova discursiva para habilitados na 1ª fase será aplicada no dia 7 de dezembro, nos seguintes horários:
- Nível Superior: 13h às 16h; e
- Nível Intermediário: 13h às 15h.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso CNU 2025, além da data da prova objetiva, não deixe de conferir os nossos artigos completos sobre a seleção:
Mais informações: CNU 2025
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos:
Créditos:
Estratégia Concursos