Acesse o material – Confira as atribuições dos cargos!
Olá, concurseiros! Os editais do concurso Correios, que estão ofertando 3.511 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior, foram divulgados. No entanto, você tem conhecimento dos critérios necessários para participar dessa nova seleção? Acompanhe para descobrir todos os detalhes!
Quais são os requisitos para participar do concurso Correios?
Os editais do concurso Correios, que estão ofertando 3.511 vagas imediatas para cargos de Agente e Analista de Correios, foram divulgados.
Com a publicação recente dos editais, muitos interessados se questionam “Quem pode participar da seleção?”. Para esclarecer suas dúvidas, fique atento aos requisitos que você precisa cumprir no ato da posse dos cargos.
Agente de Correios – carteiro
Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio, fornecido por instituição educacional, reconhecido pelo Ministério da Educação.
Analista de Correios
Advogado
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e Registro Profissional no Conselho Regional correspondente.
Analista de Sistemas (todos os cargos)
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação, acrescido
de curso de pós-graduação em área de Tecnologia da Informação, com no mínimo 360 horas, ambos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Arquiteto
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Arquitetura, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e Registro Profissional no Conselho Regional correspondente.
Arquivista
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e Registro Profissional no órgão competente.
Assistente Social
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Serviço Social, fornecido por instituição de
ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e Registro Profissional no Conselho Regional correspondente.
Engenheiro (todos)
Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Engenharia de Produção, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e Registro Profissional no Conselho Regional correspondente.
Importante ressaltar que, caso você não possua os documentos exigidos na hora da posse, isso pode levar à sua desclassificação no concurso.
Requisitos gerais
Além dos requisitos específicos de nível de escolaridade, os candidatos também devem se atentar aos requisitos gerais exigidos para a contratação no concurso Correios. Confira:
- Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público na forma estabelecida neste Edital;
- Ter nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto Federal nº 70.436/72;
- Ter idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação;
- Estar em gozo dos direitos políticos e civis;
- Estar quite com as obrigações eleitorais;
- Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
- Possuir os requisitos mínimos exigidos para o cargo, nos termos do item 2.5 deste Edital;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e, no caso de pessoa com deficiência, ter atestada a compatibilidade de suas restrições de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, com o exercício das atribuições do cargo;
- Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal
- Não receber, nos termos do art. 37, §10, da Constituição Federal, proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts 42 e 142 da Constituição Federal, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da referida Constituição, e nem estar com idade de aposentadoria compulsória, conforme art. 201, §16 da Constituição Federal;
- Cumprir as determinações deste Edital.
Quais cargos, vagas e salários estão sendo ofertados pelo concurso Correios?
O concurso Correios teve seus dois editais publicados na última quarta-feira, dia 9 de outubro, com a oferta de 3.511 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior.
São disponibilizadas 3.099 vagas para o cargo de Agente de Correios – Carteiro, sendo destinadas ao nível médio.
As outras 412 vagas disponíveis são destinadas a candidatos com nível superior, para a função de Analista de Correios, com especialidades nas áreas de:
- Advogado (60)
- Analista de Sistemas
- Desenho de Sistemas (51)
- Produção (20)
- Redes (8)
- Suporte de Banco de Dados (5)
- Suporte de Sistemas (40)
- Arquiteto (36)
- Arquivista (3)
- Assistente Social (31)
- Engenheiro
- Engenharia Civil (54)
- Engenharia de Produção (11)
- Engenharia de Redes e Comunicação (5)
- Engenharia de Telecomunicações (4)
- Engenharia Elétrica (50)
- Engenharia Eletrônica (1)
- Engenharia Mecânica (33)
Funções específicas de cada cargo
Confira as funções específicas dadas a cada cargo ofertados no concurso Correios:
Agente de Correios – Carteiro
O Agente de Correios deve realizar as atividades pertinentes ao seu cargo para cumprir sua missão.
É fundamental utilizar instrumentos, equipamentos e sistemas que atendam aos padrões de qualidade, produtividade, segurança e exigências tecnológicas. O cumprimento das metas estabelecidas no plano de trabalho é essencial para contribuir com os resultados da Unidade, visando o alcance do plano de metas da Empresa.
Além disso, o agente deve executar os procedimentos definidos na padronização dos processos produtivos, seguindo as normas da ECT, a fim de garantir a qualidade, produtividade e alinhamento com o plano estratégico da Empresa.
Analista de Correios – atribuições comuns
Um Analista de Correios deve propor melhorias nos processos, utilizando instrumentos, equipamentos e sistemas que garantam padrões de qualidade, produtividade, segurança e exigências tecnológicas da área de atuação.
Além disso, é necessário prestar assessoramento técnico, orientando na aplicação de conhecimentos e documentos normativos, e sugerindo medidas alternativas, preventivas e corretivas para apoiar a tomada de decisões e atender às metas e indicadores da área.
A disseminação de conhecimentos técnicos, por meio de normas e legislações aplicáveis, é fundamental para a melhoria contínua dos processos de trabalho, assim como a elaboração de documentos, como relatórios e pareceres, aplicando normas técnicas e padrões da empresa, que relatam ocorrências e propõem ações para subsidiar decisões e gerar um acervo documental.
- Advogado
- Coordenar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de trabalhos no campo das ciências jurídicas, de acordo com a legislação em vigor;
- Assessorar áreas da empresa em assuntos jurídicos, coordenando, supervisionando e orientando a realização de estudos, emissão de pareceres e realizando aconselhamento de ordem jurídica;
- Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a sua área de atuação;
- Efetuar a representação judicial e extrajudicial da empresa quando receber outorga por meio de procuração;
- Praticar a advocacia preventiva, interpretando documentos legais de naturezas e hierarquias diversas;
- Prestar assistência jurídica na elaboração de instruções ou outros atos administrativos; 7. Coordenar, supervisionar e orientar a sugestão de políticas e métodos administrativos na área jurídica;
- Orientar estagiários em sua área de atuação.
- Analista de Sistemas
- Prospectar, desenvolver, projetar, planejar, implantar, orientar, executar, manter e avaliar as atividades relacionadas a TI em suas diversas modalidades, de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Analisar e elaborar pareceres e relatórios técnicos referentes a projetos de sua área;
- Coordenar, analisar, avaliar e atuar nos processos de trabalho de sua área, detectando possíveis disfunções e propondo medidas corretivas, bem como sugerir novos métodos, auxiliando em sua implantação;
- Esclarecer dúvidas e informar sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor, para sua área de atuação; e outros.
- Arquiteto
- Desenvolver, coordenar, projetar, planejar, especificar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de arquitetura e urbanismo, inclusive de obras complementares e de reforma de edificações, de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Acompanhar e fiscalizar projetos de arquitetura e urbanismo, quando a realização for executada por terceiros;
- Assessorar gestores em assuntos técnicos de sua área;
- Realizar, em articulação com o órgão jurídico da Empresa, o exame de questões de ordem legal, perícias e arbitramentos relativos à atividade de arquitetura;
- Atuar como responsável legal da Empresa nas atribuições de sua especialidade, sempre que solicitado; e outros.
- Arquivista
- Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Assessorar gestores em assuntos técnicos referentes à sua área de atuação;
- Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação;
- Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio;
- Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor; e outros.
- Assistente Social
- Planejar, desenvolver, coordenar e avaliar ações socioeducativas, no âmbito da empresa, em questões que impactam no clima organizacional, na responsabilidade social, na qualidade de vida e bem-estar dos empregados, e nos processos de trabalho de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Implementar projetos e ações de caráter preventivo e educativo, que priorizem o desenvolvimento social, as relações interpessoais, o empreendedorismo, a empregabilidade, a valorização e o reconhecimento dos empregados;
- Elaborar, acompanhar e avaliar projetos de natureza social com vistas a subsidiar a empresa na implementação de suas políticas sociais;
- Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas de natureza social que visem contribuir para a satisfação dos empregados e para a melhoria contínua dos processos de trabalho; e outras.
- Engenheiro
- Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos da área de engenharia, de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
- Assessorar gestores em assuntos técnicos da sua área;
- Atuar como responsável legal da Empresa nas atribuições de sua especialidade, sempre que solicitado;
- Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação;
- Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções; Supervisionar, coordenar, orientar e fiscalizar contratos referentes a obras e serviços de engenharia; e outros.
Fique ligado nas nossas notícias!
Fonte: Editora Solução